TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da educação física escolar

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

LEONARDO CRISTINO DE SOUZA

as tendências pedagógicas liberais e progressistas

As tendências pedagógicas e suas influências

[pic 4]

Patos – PB.

2015

LEONARDO CRISTINO DE SOUZA

as tendências pedagógicas liberais e progressistas

As tendências pedagógicas e suas influências

Trabalho apresentado ao Curso “Licenciatura em Educação Física” da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II. Semestres 1º Flex e 2º 2015/2.

Prof. Mari Clair Moro Nascimento, Adriana de Araújo, Carla Mancebo Esteves, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

Patos – PB.

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PEDAGOGIA LIBERAL        4

2.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL        4

2.2 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSISTA        5

2.3 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA “NÃO-DIRETIVA”        5

2.4 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA        5

3 PEDAGOGIA PROGRESSISTA        6

3.1 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA        6

3.2 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA        7

3.3 TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS”        7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8


1 INTRODUÇÃO

        A história da educação permite-nos perceber que a educação dinamizada em nossas escolas se divide em duas principais tendências pedagógicas. Assim sendo, o presente texto exibirá as Tendências Pedagógicas Liberal e Progressista, seguidas das suas subdivisões.

        Adiante, citar-se-á ambas, fazendo uma descrição do perfil de cada linha didática; oportunizando, assim, reflexão de saberes que possibilitarão na formação do tipo de educador que se quer ser ou no estilo didático que objetiva-se desenvolver, elegendo a concepção de educação que melhor se adeque à aula em um determinado momento.

        Assim, aprender-se-á que não há uma linha de ensino única que se eleja e execute, mas, essa varia de acordo com o contexto educacional onde o processo de ensino e aprendizagem irá ocorrer.

        Como assinalado, há duas de tendências pedagógicas que em que cada uma sofre variações, apresentando, portanto, suas subdivisões. A Tendência Pedagógica Liberal formada é pelas subtendências a saber: Tendência Liberal Tradicional, Tendência Liberal Renovada Progressista, Tendência Liberal Renovada Não-diretiva e Tendência Liberal Tecnicista.

         Já a Tendência Pedagógica Progressista é composta pela Tendência Progressista Libertadora, Tendência Progressista Libertária e Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos.

        Abaixo, dissertar-se-á sobre cada uma, definindo-as e fazendo uma amostragem de como cada tendência fundamenta a arte de ensinar e aprender em sala de aula.

2 PEDAGOGIA LIBERAL

Dar-se a entender que Pedagogia Liberal tem a ver com algo aberto e democrático, mas não é o que parece; ela é voltada para o sistema capitalista e esconde a realidade das diferenças entre as classes sociais. Nessa pedagogia, a escola tem que preparar os indivíduos para a sociedade, de acordo com as suas aptidões individuais.

A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais [...]. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições (LIBÂNEO, 1989, P. 21-22).

A pedagogia liberal está presente em várias tendências, como veremos a seguir.

2.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL

A pedagogia tradicional é uma proposta de educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, frequentemente expositiva, tendo uma sequência predeterminada e fixa, enfatizando a repetição de exercícios com exigências de memorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com