TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: TEMAS TRANSVERSAIS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  14/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

DAS-CONSUTORIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO FISICA

PROF ª. MARCIA XAVIER

11 ABR. 2015

JONATHAN SERAFIM DOS SANTOS

RESENHA: TEMAS TRANSVERSAIS E A EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

A autora do texto, chamasse Suraya Cristina Darido, ela possui graduação e metrado em Educação Física, doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, entre suas produções bibliográficas, estão Um Modelo Desenvolvimentista e As Novas Perspectivas da Educação Física Escolar.

Este texto tem o proposito de discutir os temas transversais e a possibilidade de trata-los na escola, mais especificamente nas aulas de Educação Física. Os temas Transversais expressam de conceitos e valores básicos a democracia e à cidadania e obedecem questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. Esses temas são: Ética, Meio Ambiente,  Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, como também Trabalho e Consumo.

Esse temas devem ser tratados por todas as disciplinas escolares. No entanto, é preciso esclarecer que há diferentes formas de se compreender o que significa essa transversalidade. A primeira forma é compreender que não deve existir distinção clara entre conteúdos disciplinares e os transversais. Em um segundo modelo, a relação ocorreria na escola pontualmente ou eventualmente, por meio de módulos ou projetos específicos. E a terceira proposta, ainda mais radical,  entende-se que os temas transversais deveriam ser o centro das preocupações do currículo devido a sua importância para as transformações sociais necessárias.

Na Educação Física, vários autores já mencionam a necessidade e a importância de tratar os grandes problemas sociais nas aulas, tais como: ecologia, papeis sexuais, saúde publica, relações sociais do trabalho, preconceitos sociais, raciais e etc. Em outras palavras, a finalidade é a possibilitar aos alunos que, durante e após as sua praticas, ele possam usufruir do esporte para o lazer, a melhoria da qualidade de contextualização das informações, como também aprendam a se relacionar com os colegas, reconhecendo quais valores estão por trás de tais praticas.

É necessária a integração ou abordagem dos temas transversais no programa da disciplina. É importante destacar que as discussões que permeiam os temas transversais nas aulas podem e devem estar atrelados aos conteúdos que as compõem.

Ética interroga sobre a legitimidade de praticas e valores consagrados pela tradição e pelo costume. Discutir ética na escola trata-se de refletir acerca da convivência humana  nas suas relações com as varias dimensões da vida social: ambiente, a cultura, o trabalho, o lazer, o consumo, a sexualidade e a saúde. Nas atividades físicas de modo geral, os alunos expressam comportamentos de excitação, cansaço, medo, vergonha, prazer, satisfação, entre outros. Trabalhar atitudes é muito difícil e envolve, em primeiro lugar, a contradição entre o que o professor bem intencionado pretende na escola e o sistema social vivenciado pelo aluno, assim como as influencias na mídia.

O tema transversal ‘’Pluralidade Cultural’’ tem como objetivo o desenvolvimento do respeito e da valorização das diversas culturas existentes no Brasil, contribuindo assim para uma convivência mais harmoniosa em sociedade, com o repúdio a todas as formas de discriminação. Umas das formas de trabalhar com esse tema na área da Educação Física, pode ser por meio da vivencia das diferentes ‘’manifestações da cultura corporal’’, utilizando para isso os esportes, danças e as lutas, como forma de conhece-las e valorizá-las.

A temática ao Meio Ambiente vem sendo discutida com grande frequência nos últimos tempos, visto que a população tem se mostrado muito sensível aos desdobramentos da apropriação desequilibrada dos recursos naturais em torno do nosso planeta. As intervenções nas aulas de Educação Física, bem como nos eventos temáticos orientados para aas questões relacionadas ao meio ambiente, mostram-se como um caminho possível para a condução do trabalho. Para tanto o professor pode: levar os alunos à identificação das características do espaço físico em que ocorrem as aulas no se refere as condições do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com