TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wanda de Aguiar Horta

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  1.462 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

WANDA DE AGUIAR HORTA

ERIKA BRITO R. OLIVEIRA        RA: 7082556181

ELISÂNGELA DE SOUSA            RA: 7479697439

GILCILENE QUEIROZ                    RA: 6451326434

JONAS DOS SANTOS SILVA        RA: 7632731370

SIMONE CRISTINA DAGUANO     RA: 6248227467

ANHANGUERA EDUCACIONAL  

2015

WANDA DE AGUIAR HORTA

Trabalho desenvolvido para a disciplina Processo do Cuidar IV, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Sergio  Alves de Morais.

                                   ANHANGUERA EDUCACIONAL

                                                          2015

INTRODUÇÃO

Teorista que visava um tratamento único e integral, cuidando de cada paciente como um todo, “mente, corpo e espírito”, procurando compreender suas necessidades e planejando um cuidado específico.

Para Wanda Horta a enfermagem era a arte de assistir o ser humano em suas necessidades básicas, procurando uma compreensão do profissional e do paciente a ser cuidado para que assim desenvolva um estado de equilíbrio promovido pela enfermagem, proporcionando o estímulo e promovendo o auto- cuidado.

Baseou-se na Teoria de Abraham Maslow, para relatar que a enfermagem é um serviço prestado ao indivíduo visando o atendimento de suas necessidades básicas, dessa maneira, contribuindo para mantê-lo em equilíbrio no tempo e espaço, revertendo desequilíbrio em equilíbrio.


BIBLIOGRAFIA

Wanda de Aguiar Horta foi uma professora notável que introduziu conceitos de Processo de Enfermagem no século passado, depois dela os pacientes passou a ser tratados como seres humanos com sentimentos e emoção.[pic 3]

Nasceu em 11 de agosto de 1926, em Belém do Pará, pertencia a uma família cujo valores que julgava fundamental era a educação dos filhos, e pertencia a uma família patriarcal, tinha como rotina pedir benção do pai e da mãe, cada um sabia do seu dever e tudo era tratado na presença do pai ou da mãe.

Cursou em 1948 a Escola de Enfermagem na Universidade de São Paulo.

No dia 17 de dezembro de 1953, casou-se com Luís Emílio Horta, em São Paulo, tendo o seu sobrenome em sua assinatura, Wanda Aguiar Horta.

 Nesse mesmo ano deu continuidade aos seus estudos recebeu o diploma Licenciada em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná e Pós- Graduada em Pedagogia e Didática aplicada à Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Fez Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese: “A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos”.

Elaborou um memorial que foi entregue à Universidade de São Paulo, após sua aprovação recebeu título de professor adjunto.

Era poliglota: além do francês que aprendeu com a mãe, tinha o inglês e espanhol.

Foi através dela que surgiu o Processo de Enfermagem no Brasil, aplicada a teoria das necessidades humanas básicas, para avaliar o estado de saúde do paciente.

TEORIAS

Foi a única teorista de Enfermagem Brasileira, e trabalhou com duas vertentes:

  • Necessidades Humanas Básicas.
  • Homeostase ou Hemodinâmica, no equilíbrio.

Wanda de A. Horta embasou-se na teoria de Abraham Maslow, e a partir daí desenvolveu as necessidades humanas básicas, introduzindo um conceito de sistematização, ou seja, ações sistematizadas e inter-relacionadas que visam assistência ao ser humano, que foi considerada um modelo teórico mais conhecido e é utilizado até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com