Relatório Final de Estágio Supervisionado Curricular
Por: alexbleyer • 9/6/2026 • Trabalho acadêmico • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 6 Visualizações
[pic 1]
Curso de Graduação de Farmácia Coordenação de Estágio
Tatiane Freitas Medeiros
Relatório Final de Estágio Supervisionado Curricular I
Aluno: Artemio Tizziane Guarize
Matrícula: 201902122267
Polo: 342 Polo Distr Passo Da Areia Porto Alegre RS E-mail: atg.guarize@bol.com.br
Local Porto Alegre RS Data 04 outubro de 2025
RELATORIO DE ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO IV
BF Farmacias Ltda
Relatório de estagio Curricular Obrigatório I apresentado a Faculdade Estácio de SA, como requisito parcial do Curso de Farmácia, sob supervisão do Farmacêutico CRF 9187 Luana Gubert responsável Técnico Rogerio da Fonseca Sippel ME.
Porto Alegre, 04 outubro de 2023
SUMARIO
- - Introdução 04
- – Desenvolvimento 05
- - Plano de Atividades 08
- – Termo de Compromisso de Estágio 10
- – Ficha de Acompanhamento de Atividades 16
- - Ficha de avaliação 18
- – Conclusão 19
Introdução
- Local, data carga-horaria, supervisão e professor da disciplina:
O estágio supervisionado I , foi realizado na farmacia Rogerio da Fonseca Sippel ME , CNPJ 09.675.282/0002-82 , localizada na Rua Candiota 22 , bairro Vila Otilia Cep 96745-000, cidade Charqueadas RS, carga horário de 102 horas sendo realizado 6 horas por dia – 08:00 ao 12:00 com intervalo de 1:00 retomando das 13:00 as 15:00 , teve a duração de 7 semanas e 4 dias iniciando 15/09/2025 até o dia 05/11/2025 , sendo supervisionado pelo farmacêutico Luana Gubert CRF-RS n° 9187 , professor da disciplina Tatiane Freitas Medeiros .
– Desenvolvimento
– Maior parte da carga horaria do estágio foi realizada na dispensação de medicamentos, pois é a atividade na farmácia que exige maior entendimento pela complexidade, uma vez que esta demanda exige um conhecimento das formulas farmacêuticas, princípios ativos, reações adversas, contra indicação dos medicamentos para informar ao paciente- cliente. Toda a dispensação realizada foi acompanhada e orientada pelo farmacêutico responsável. A dispensação de medicamentos controlados é feita somente pelo farmacêutico, os mesmos se encontram em um armário fechado não exposto ao público, com acesso somente feito pelo farmacêutico, sendo exigida receita medica especifica que fica retida na farmácia conforme a portaria da Anvisa, toda venda de medicamento controlado deve ser registrada no sistema nacional de gerenciamento de produtos controlados (SNGPC) , que também exigiu um tempo maior na minha aprendizagem devido a importância do controle, armazenamento e riscos destes medicamentos e de diferentes tipos de receitas. Na dispensação de medicamentos controlados uma das maiores dificuldades, foram os diferentes tipos de receituário, por tipo de fármaco e sua substancia, Notificação de receita A - tem cor amarela é utilizada na dispensação de medicamentos substancias entorpecentes e psicotrópicas.
Notificação de receita B – tem cor azul é usada para substancias psicotrópicas e anorexígenas.
Notificação de receita C – tem cor branca é usada para anabolizantes, antirretrovirais, retinóicas de uso tópico, retinóicas de uso sistêmico e talidomida. Na hora da dispensação o farmacêutico deve observar as condições do receituário, deve estar bem legível não pode conter rasuras nem emendas, conter a identificação do medicamento, concentração, dosagem, identificação do prescritor com número do conselho, identificação do usuário.
- – Medicamentos Genérico, Referência e Similar - muito importante na dispensação de medicamentos foi aprender as diferentes classificações destes medicamentos pois as pessoas ficam confusas com a variedade de nomenclaturas e nessa hora é muito importante a assistência farmacêutica: Medicamentos Referencia – são conhecidos como medicamentos de marca por terem marca comercial bem conhecida possuem eficácia e segurança. Medicamentos Genericos – são medicamentos que apresentam princípio ativo idêntico a um medicamento de referência o que é assegurado por testes. Medicamentos Similar – identificado pela marca possui o mesmo princípio ativo do medicamento de referência só que não possui teste de equivalência Medicamentos Similar Intercambiável são medicamentos de marca que possuem os testes de equivalência e podem substituir os medicamentos de referência.
- – Programa farmácia Popular – programa do governo federal para aquisição de medicamentos com 90% de desconto ou gratuito, na dispensação de medicamentos deste programa, o cuidado com a receita deve ser estar dentro do prazo de validade, deve ser apresentada a receita nova todo mês e não pode ser fornecido medicamento antes do prazo de 30 dias, os medicamentos fornecidos constam de uma listagem atualizada pela Anvisa, para a dispensação é acessado o programa do governo para validar e liberar os medicamentos uma cópia da receita deve ser arquivada na farmácia para posterior auditoria.
- – Recebimento Armazenamento e conservação dos medicamentos , na hora do recebimento deve ser conferido a integridade dos medicamentos validade e lote , o armazenamento deve ser feito de uma maneira facilitadora ao seu acesso identificação manuseio e controle , na farmácia onde fiz o estágio o mesmo é armazenado em ordem alfabética pelo princípio ativo e validade sendo que a validade mais curta fica na frente da prateleira para ser dispensado antes e evitar o descarte, cuidados com humidade temperatura local sem incidência da luz solar são de muita importância para a conservação dos medicamentos.
- Assistência Farmacêutica - A BF Farmacias Ltda possui local adequado em condições de oferecer medição de glicose, aferição de pressão arterial, aplicação de medicamentos injetáveis, vacinas. Ações de medição de glicose e aferição de pressão são oferecidos aos clientes como cortesia, afim de promover o bem estar dos clientes.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
1. Conclusão
O estágio me proporcionou uma nova experiencia para a minha formação profissional , onde pude colocar em pratica todo o meu aprendizado teórico , foi possível conhecer as várias atribuições estabelecidas ao profissional farmacêutico e suas responsabilidades , além da oportunidade do contato com o cliente da farmácia através da assistência farmacêutica, orientar o paciente que não sabe tomar o medicamento de forma correta , aferição de glicose e pressão arterial , permitiu que o conhecimento sobre medicamentos fosse ampliado, diferenciar medicamentos de marca (referencia), genérico e similar dispensação de medicamentos com controle especial, sistemas como SNGPC , programas como farmácia popular , manual de boas práticas farmacêuticas. Aprendizado direto com o sistema de distribuição de medicamentos, compra, estocagem e conservação. Documentações legais da farmácia Alvara, CRF. O profissional farmacêutico bem como toda a equipe da farmácia sempre esteve disposto a ensinar tudo que estava a seu alcance com paciência e dedicação e isso foi muito importante na minha formação.
...