TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Humanização do Atendimento

Por:   •  7/11/2019  •  Resenha  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 4

Janete Pereira Costa de Figueiredo

Humanização do atendimento

“O doente precisa muito de medicamentos, mas precisa também ser tratado com carinho, respeito, dignidade e com responsabilidade” Médico 1 (Esc. Anna Nery R Enferma 2007 jun.; 11 (2): 325 - 30.)

O uso da tecnologia no atendimento dentro das UTIs se mostra tão importante quanto o cuidado humano, quando integrados um ao outro levam o paciente a promoção da saúde, por isso a necessidade de se resgatar nos dias de hoje a humanidade dentro das UTIs.  

Resgatar a humanidade nas UTIs é um dos principais assuntos, porque temos visto que mesmo se utilizando recursos avançados nunca se deve esquecer que a máquina tecnológica jamais substituirá a essência humana.

Além do desenvolvimento de equipamentos é importante uma assistência na perspectiva mais humanitária isso mostra que o atendimento não se restringe a apenas chamar o paciente pelo nome ou ter um sorriso constante no rosto.

O uso da tecnologia é importante e essencial, mas não substitui cuidado humano, a tecnologia tem o maior proveito quando se é utilizado e conjunto com a forma humana. Nesse processo deve ser potencializada a condição do ser humano.

Com o avanço da tecnologia alguns temem a perca do contato e da sensibilidade humana, “Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade”. Albert Einstein – cientista. Seria mesmo tão óbvio assim?  Ou é possível manter o lado humano no momento em que vivemos uma época em que as maquinas tem substituído maioria das nossas ações, assim tirando muito da nossa sensibilidade como pessoas?

Foi realizado um estudo com alguns profissionais da área da saúde e todos os sujeitos entraram em um senso comum, e um dos sujeitos do estudo chega a dizer – “O doente precisa de medicamentos, mas também precisa ser tratado com respeito, carinho e dignidade e com responsabilidade” Médico 1

Todos entenderam a necessidade do lado humano durante os tratamentos e atendimentos, além do desenvolvimento tecnológico é necessário atender o paciente com dedicação, carinho, respeita-lo como ser humano independente de suas crenças religiosas para que assim tenham uma evolução no seu estado de saúde.

A permanência na UTI gera um quadro de depressão, angustia, assim mostrando a necessidade do lado humano na hora do atendimento, e é nessa hora que o medicamento se torna tão importante quanto ao cuidado humano durante o tratamento. Somente a competência técnica não é necessária para garantir um atendimento de qualidade.

Exemplos: dar banho é diferente de banhar o corpo de uma pessoa, dar medicação é diferente de cuidar da cabeça doida de uma pessoa.

De acordo com o enfermeiro 6 (um dos sujeitos do estudo) uma forma de amenizar o sofrimento é por meio da segurança, respeito e do amor passado pelo profissional ao paciente. O atendimento não deve estar fundamentado somente na técnica, mas também nos valores pessoais, visando a promoção da saúde.

Gestão em UTI

 A UTI é um dos setores que mais exigem gastos em uma instituição hospitalar, sejam eles financeiros ou recursos humanos especializados, desafiando os gestores a adequar a qualidade da assistência com um adequado direcionamento de recursos para o setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com