CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORS DE BALSAS – CESBA CURSO DE ENFERMAGEM
Por: MIRIA BARRETO SOARES • 30/11/2021 • Trabalho acadêmico • 2.876 Palavras (12 Páginas) • 364 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA[pic 1]
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORS DE BALSAS – CESBA
CURSO DE ENFERMAGEM
ALEXANDRE OLIVEIRA BATISTA
INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR O USO INDISCRIMINADO DE ANALGÉSICO EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA UNIDADE DE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO MANOEL NOVO BALSAS-MA.
BALSAS - MA
2021
ALEXANDRE OLIVEIRA BATISTA[pic 2]
INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR O USO INDISCRIMINADO DE ANALGÉSICO EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA UNIDADE DE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO MANOEL NOVO BALSAS-MA.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Balsas – CESBA/UEMA como requisito da disciplina Projeto de Pesquisa em Saúde - TCCI.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Antônia da Silva Mourão
BALSAS - MA
2020
SUMÁRIO[pic 3]
1  | INTRODUÇÃO  | 3  | 
1.1  | Tema: INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR O USO INDISCRIMINADO DE ANALGÉSICO EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA UNIDADE DE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO MANOEL NOVO BALSAS-MA.  | 3  | 
1.2  | Problema  | 6  | 
1.3  | Hipóteses  | 6  | 
1.3.1  | Primária  | 6  | 
1.3.2  | Secundária  | 6  | 
1.4  | Objetivos  | 6  | 
1.4.1  | Geral  | 6  | 
1.4.2  | Específicos  | 7  | 
1.5  | Justificativa e Relevância do Estudo  | 7  | 
2  | REFERENCIAL TEÓRICO  | 10  | 
3  | METODOLOGIA  | 30  | 
3.1  | Tipo de Estudo  | 30  | 
3.2  | Cenário da Investigação  | 31  | 
3.3  | Participantes da Pesquisa  | 32  | 
3.4  | Instrumentos, Procedimentos e Período de Coleta de Dados  | 33  | 
3.5  | Organização e Análise dos Dados  | 34  | 
3.6  | Aspectos Ético-legais  | 35  | 
4  | CRONOGRAMA  | 38  | 
5  | ORÇAMENTO  | 39  | 
REFERÊNCIAS  | 40  | |
APÊNDICES  | ||
ANEXOS  | 
1 INTRODUÇÃO
Tema: INTERVENÇÃO PARA DIMINUIR O USO INDISCRIMINADO DE ANALGÉSICO EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE NA UNIDADE DE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO MANOEL NOVO BALSAS-MA.
De acordo a OMS, cerca de 50% da população universal faz uso inadequado ou uso incorretamente prescritos, dispensados e vendidos, e metade dos pacientes os utiliza de maneira errada (DOMINGUES et al., 2015).
Em pesquisa para a realização desse trabalho dados extraídos de estudos científicos relataram que teve os sintomas mais comuns para que os idosos auto se medicasse são: infecção respiratória alta, dor de cabeça, e dispepsia/má digestão, dores em membros. Em diante da pesquisa evidenciaram as dificuldades de acesso a uma adequada atenção médica e facilidade que eles têm de obter os medicamentos.
De acordo uma revisão feita por Oliveira et al. (2014), notou-se que em decorrer várias décadas, várias drogas foram causadoras de problemas de saúde, inclusive falência hepática, falência renal.
No grupo da terceira idade a média de drogas sendo utilizadas é muito elevada, variando entre três a sete medicamento por pessoa. No entretanto, alguns indícios relacionados as taxas da automedicação entre essa população. (SÁ et al., 2007).
O aumento da população da terceira idade no Brasil, cada vez mais traz grandes desafios e os profissionais de saúde, pois a medida que nós envelhecemos há uma grande probabilidade diversas doenças dentre elas a hipertensão arterial sistêmica, doenças osteoarticulares, diabetes, entre outras, fazendo com que dependam de tratamento medicamentoso prolongado e contínuo.
Em geral o grupo de terceira idade é o que mais utiliza os serviços de saúde publica e privada, incluindo as internações. Pois com passar da idade, as doenças crônicas há uma grande demanda para o maior consumo de medicações, e isso constituem como um dos itens de grande importância, pois a saúde do idoso requer atenção, e cada vez mais, a racionalidade da terapia medicamentosa (OLIVEIRA et al., 2012).
“O paciente sendo ele idoso ou não, ele deve receber a medicação apropriada a sua necessidade clínica, com a dose e posologia adequada, por um período de tempo adequado e ao menor custo para si e para a comunidade”
...