TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AQUICULTURA COMO ECOSSISTEMA

Por:   •  29/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

A AQUICULTURA COMO ECOSSISTEMA

Os sistemas de criação de organismos aquáticos formam um ecossistema, chamados de agroecossistemas, estes diferem dos ecossistemas naturais em três aspectos básicos: à existência de entrada de energia auxiliar, sob controle do homem; pequena diversidade de organismos aquáticos, apenas espécies de maior valor comercial; as plantas e os animais cultivados geralmente são submetidos a seleção artificiais.

Os tanques, viveiros, aquários, lagos, açudes, e mesmo os próprios organismos cultivados nestes ecossistemas podem ser considerados sistemas termodinâmicos abertos, fora do equilíbrio, que trocam continuamente energia e matéria com o ambiente para diminuir a entropia interna.

As atividades de aquicultura produzem resíduos e efluentes que necessitam ser removidos, no intuito de equilibrar o sistema e para evitar que o mesmo entre em declínio. Desta forma, o manejo ambiental, incluindo a remoção dos poluentes, é um aspecto essencial para a sustentabilidade das próprias atividades de aquicultura.

AQUICULTURA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) (1988), o desenvolvimento sustentável consiste no manejo e a conservação dos recursos naturais, associados a uma mudança tecnológica e institucional, no intuito de assegurar a satisfação continuada das necessidades humanas presentes e das futuras gerações.

Devido aos impactos socioambientais ocasionados pela aquicultura têm se desenvolvido a chamada aquicultura sustentável, conjunto de procedimentos alternativos que além de almejar o lucro, buscam, simultaneamente, privilegiar o desenvolvimento social e a minimização dos impactos ambientais.

A FAO (1994) sugere que para que a aquicultura produza benefícios reais e permanentes, esta terá que encontrar formas de se desenvolver, aumentando os seus rendimentos e diminuindo os seus efeitos adversos. Desta forma, o conceito de sustentabilidade deve constituir a base do ordenamento pesqueiro e aquícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com