TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Guerra

Trabalho Escolar: A Arte Da Guerra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 9

Sun Tsu um filosofo que se tornou general mostra neste livro que dominar "A Arte da Guerra" é fundamental para o Estado, conhece-la bem é questão de vida ou morte e que a diferença entre segurança e ruína jamais deve ser ignorada.

Estado não sobrevive sem ter como pedra angular "A Arte da Guerra" que em poucas palavras significa conhecer a si mesmo conhecer o seu inimigo ter os seu comandados sob disciplina total e saber todas as informações tática necessárias para vencer a batalha, e as peças importantes neste tramite são os espiões, pois ele revelaram as posições tanto dos inimigos quanto dos seus próprios comandados se estão em posição de disciplina total.

Sun Tsu teve ilustres seguidores que utilizaram de seus ensinamentos, e enquanto o seguiam a risca foram amplamente bem sucedidos, como exemplo temos o /maior e melhor General da Segunda Guerra Erwim Rommel General Alemão do III Reich da visão de infantaria montada, que seguia a risca os ensinamentos de Sun Tsu na guerra no deserto (Afrika Korps) ele foi vitorioso mesmo com desvantagem numérica de homens e de material bélico a Wehmacht foi conhecida como o relâmpago alemão não foi a toa, com preceitos do tipo mobilidade, usar todos os recursos toda a força e sem reservas, usar o inimigo como força escrava, humilhar o inimigo antes mesmo do derramamento de sangue, mas não só os alemães utilizaram as técnicas de Sun Tsu os russos também as utilizaram muito e para finalizar podemos citar Napoleão Bonaparte que enquanto seguiu os preceitos de Sun Tsu dominou quase toda a Europa e como os Nazista quando os ignorou começou a sua derrocada e o mais engraçado é que tanto Adolf Hitler quanto Napoleão Bonaparte cometeram o mesmo erro, invadir a Rússia em pleno inverno com suas forças exaustas, o que será que Sun Tsu Faria certamente mudaria o rumo da historia.

É fantástico que os ensinamentos de um gerenal que viveu há séculos atrás até hoje ecoem como verdades absolutas na "Arte da Guerra"

DESENVOLVIMENTO

Não resta duvida de que a "Arte da Guerra" não só garante a soberania nacional ou do estado como pode ser aplicada em varias áreas da nossa vida.

A "Arte da guerra é regida por 5 princípios

A lei moral que significa Submissão cega incondicional, ou seja, total.

A Terra que significa Perigo, Segurança, distancias Vida e Morte.

O Céu que significa As estações, ou seja, frio, calor etc.

O Chefe que significa a sabedoria, coragem retidão e integridade.

O Método que se aplicara a disciplina nas divisões militares bem como; Pelotões, Tropas, regimentos e etc.

A Disciplina

Para ser um general a pessoa devera preencher os seguintes requisitos nunca se esquecendo que os pré-requisitos devem ser preenchidos primeiramente pelo general e só depois de ter um general que tenha esses requisitos que poderá descer a linha hierárquica para os demais.

Nunca se deve vestir no soldado uma "armadura" que não caiba nele, os resultados disso com certeza será uma tropa desanimada e exausta sem ao menor chance de vencer uma batalha. Nem sempre as melhores armas são as mais pesadas, pois o peso da arma pode acabar com a resistência dos soldados e de que vale uma arma excelente se o soldado esta cansado, da mesma forma que as decisões mais importantes não necessariamente são aquelas que mais demoram, uma decisão pode ser bem tomada em poucos minutos da mesma forma que ela poderia demorar horas então fica claro que o tempo de decisão não pode ser afixado como regra.

A luta nem sempre precisa ser corporal ou bélica com sangue, mortos e feridos ela pode ser uma luta na qual o general humilhara a força inimiga os afugentando ou rendendo-se. A maior vitória se da no tocante de quebrar a resistência moral dos inimigos e o melhor sem grandes estragos ao nível de mortos e feridos.

É insistência burra sitiar cidades muradas e fortemente defendidas o importante nesta ocasião e tentar desviar a atenção do inimigo e separar suas forças, pois juntos eles são um exercito forte, separados estão à deriva.

Ser Excepcional é vencer sem derramamento de sangue este sim é um excelente general, a vitória torna-se singular um general bom vence com derramamento de sangue e os medíocres vencem com bombas nucleares sem piedade com civis sem escrúpulos com as gerações que viram o pós-guerra, são esses os generais do botão, suas únicas ordens são; aperte, dispare etc. A vitória torna-se singular.

Uma das táticas usadas pelos grandes guerreiros era a de se colocar fora da possibilidade de derrota, isso implica que, uma autocobrança superior ao normal para se manter de forma invencível, esperar é o segredo para derrotar o inimigo.

A vitória esta na autoderrota do inimigo, ou seja, aquele que comete mais erros esse sim perde a luta, e quanto aos méritos, não a méritos para o General que só vence a batalha, ele tem que vencer e de maneira assustadoramente rápida fácil e sem ter muitas baixas, pois o comum qualquer um pode fazer.

Comandar é ser forte, ser forte é treinar não só as tropas quanto o próprio general, para garantir que sua tropa agüente o ímpeto de um ataque inimigo bem organizado é preciso que seus soldados estejam bem treinados, e o espírito de batalha esteja alto, ou seja, espírito de batalha se caracteriza pelas chances de vencer, se o exercito não crê que são capazes de vencer certamente não vencerão, agora se eles têm como tática se autodenominar o melhor exercito do mundo ninguém nunca os vencera no tocante a derrubar a sua moral.

Um grande general mandou seus espiões para ver o acampamento do outro exercito, só que neste meio tempo o outro general sabendo disso mandou ocultar sua força especial de soldados fortes e bem treinados, deixando avista só os feridos soldados magros os cavalos feridos, dando a impressão que este era o inimigo quando o espião voltou ao seu acampamento contou o que viu ao seu general, este caiu em uma cilada muito bem armada e logo organizou um displicente ataque ao acampamento vizinho, chegando ao campo de batalha a visão mudou soldados fortes e bem treinados começaram a aparecer, e o general que planejou o ataque achando que seria fácil demais sofreu um massacre total, a moral desta história e que às vezes as aparências enganam e que uma tática bem elaborada pode vencer uma batalha, e quem conseguir no meio da batalha ter a percepção que suas tropas estão sendo aniquiladas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com