TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Base da Vida

Por:   •  26/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.702 Palavras (19 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 19

Índice

1.        Introdução        3

2.        Objectivos        3

2.1.        Geral        3

2.2.        Específicos        3

3.        Metodologia        3

4.        Ciclo de Cori        4

5.        Ciclo de Krebs        4

5.1.        Etapas ou Fases Do Ciclo de Crebs (Reacções)        5

5.2.        Estrutura de Ciclo de Krebs        10

5.3.        Regulação do Ciclo de Krebs        11

5.3.1.        Regulação por activação e inibição de actividades enzimáticas        11

5.3.2.        Regulação pela disponibilidade de ADP        12

5.4.        Enzimas que catalisam as Reacções do Ciclo de Krebs        12

5.5.        Funções e Importância metabólica do Ciclo de Krebs        13

6.        Cadeia Transportadora de Electrões        13

6.1.        Organização da cadeia transportadora de electrões        14

6.2.        Componentes da cadeia transportadora e a sequência do transporte        14

7.        Fosforilação Oxidativa        18

7.1.        Regulação da fosforilação oxidativa        19

7.2.        Síntese do ATP        19

8.        Conclusão        21

9.        Bibliografia        22

  1. Introdução

O presente trabalho pretende abordar aspectos relacionados na cadeira Bioquímica. O trabalho de como tema: Glícidos, dentro do tema aborda sobre Ciclo de Cori, Ciclo de Krebs, Cadeia transportador de electrões e Fosforilação oxidativa.

Neste trabalho primeiro será abordado aspectos do Ciclo de Cori e seguida, o ciclo de krebs. Nas etapas do ciclo de Krebs primeiro será abordado, a conversão de piruvato a grupos acetil e, então, a entrada destes grupos no ciclo do ácido cítrico, também chamado de ciclo do ácido tricarboxílico (CAT) ou ciclo de Krebs (em homenagem ao seu descobridor, Hans Krebs 1900-1981). O ciclo de Krebs é um pivô do metabolismo, com vias catabólicas chegando e vias anabólicas partindo, sendo cuidadosamente regulado em coordenação com outras vias, após a descarboxilação oxidativa do piruvato a acetil-CoA, após o final da glicólise A seguir, serão examinadas as reacções do ciclo e as enzimas que as catalisam, a organização da cadeia transportadora de electrões. Os conteúdos deste trabalho terminam com uma descrição sobre Regulação da fosforilação oxidativa e síntese do ATP.

  1. Objectivos

  1. Geral

  • Analisar os processos ou as reacções metabólicos que ocorrem no ciclo de krebs.
  1. Específicos

  • Identificar as etapas ou fases (reacções) do Ciclo de Krebs e as enzimas que as catalisam;
  • Descrever os processos de regulação do ciclo de Krebs;
  • Mencionar os componentes da cadeia transportadora de electrões;
  • Identificar os factores que espelham a fosforilação oxidativa.
  1. Metodologia

Para elaboração deste trabalho foi necessária a consulta bibliográficas em livros físicos e formatos electrónicos, com auxílio de artigos e uso de Internet para compilar algumas informações necessárias para o desenvolvimento de trabalho.

  1. Ciclo de Cori

O nome do ciclo advém do casal de bioquímicos Carl e Gerty Cori, que estudaram o ciclo e reacções relacionadas desde os anos 20 do século XX até às suas mortes. Os Cori demonstraram a conversão de glicogénio a lactato em tecidos, o movimento do lactato do sangue para o fígado e a reconversão do lactato a glicogénio no fígado, estabelecendo a ligação entre o metabolismo do lactato no músculo e no fígado. Os Cori demonstraram também que a adrenalina induz a formação de glicogênio fosforilase, a enzima responsável pela conversão do glicogênio a 1-fosfato de glicose (ou glicose-1-fosfato), uma forma activada da glicose; e que a insulina causa a remoção da glicose da corrente sanguínea, ao promover a sua fosforilação a 1-fosfato de glucose, precursor do glicogénio (STRYER, 2014, p.805).

[pic 1]

Figura 1: Ciclo de Cori.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Cori.

  1. Ciclo de Krebs

O Ciclo de Krebs (assim denominado em homenagem ao bioquímico alemão Hans Krebs que estabeleceu, em 1937, as sequências de reacções a partir de estudos preliminares), também chamado Ciclo do Ácido Tricarboxílico ou Ciclo do Ácido Cítrico, é a mais importante via metabólica celular. Ocorre sob a regência de enzimas mitocondriais, em condições de aerobiose, após a descarboxilação oxidativa do piruvato a acetil-CoA, após o final da glicólise (VIEIRA, 2003, p.104).

  1. Etapas ou Fases Do Ciclo de Crebs (Reacções)

De acordo com GUERRA, et all (2011, p.73) o piruvato é oxidado a acetil-CoA, esta reacção é catalisada pelo complexo da piruvato-desidrogenase é uma descarboxilação oxidativa, um processo de oxidação irreversível no qual o grupo carboxil é removido do piruvato na forma de urna molécula de CO2, e os dois carbonos remanescentes são convertidos ao grupo acetil da acetil-CoA.

O complexo da piruvato-desidrogenase requer cinco coenzimas, a combinação de desidrogenação e descarboxilação do piruvato ao grupo acetil da acetil-CoA requer a acção sequencial de três enzimas diferentes (E1 + E2 + E3), e cinco coenzimas diferentes ou grupos: prostéticos-pirofosfato de tiamina (TPP), dinucleotídeo de flavina-adenina (FAD), coenzima A (CoA, algumas vezes denominada CoA-SH, para enfatizar a função do grupo —SH), dinucleotídeo de nicotinamida-adenina (NAD) e lipoato (NELSO & COX, 2014, p.634).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (603.9 Kb)   docx (945.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com