TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biogeografia de Ilhas

Por:   •  22/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

QUAL A INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA ÁREA DOS ARQUIPÉLAGOS (FERNANDO DE NORONHA E SÃO PEDRO E SÃO PAULO) E AS SUAS DISTÂNCIAS EM RELAÇÃO AO CONTINENTE NA TAXA DE IMIGRAÇÃO DA ESPÉCIE ZENAIDA AURICULATA?

        

A espécie Zenaida auriculata é uma ave encontrada na região Nordeste do Brasil, sendo observada em grandes bandos na Caatinga brasileira (ref). Essa espécie também pode ser encontrada no arquipélago Fernando de Noronha pois o padrão climático do mesmo se assemelha ao encontrado no Nordeste brasileiro (ref-), no entanto, não existem descrições da sua possível existência no arquipélago São Pedro e São Paulo.

        Para os autores Michael Gilpin e Jared Diamond (1976) as taxas de imigração de uma espécie tendem a ser maiores nas ilhas de grandes extensões territoriais, assim essas ilhas podem servir como áreas alvos (efeito área alvo) de forma mais efetiva para os imigrantes potenciais, pois apresentam maior probabilidade de serem vistas (por imigrantes ativos) ou encontradas (por imigrantes passivos). Segundo a Teoria da Biogeografia de Ilhas, as ilhas mais próximas ao continente tendem a ter maior riqueza de espécies do que aquelas que estão distantes e as ilhas com grandes áreas tendem a terem um número maior de espécies do que as ilhas menores.

Estudos de análise de imigração de aves são importantes para o mapeamento de suas distribuições geográficas, levando em consideração o seu nicho ecológico. Sendo assim, esse projeto terá como finalidade analisar uma possível influência da área e distância dos arquipélagos citados a cima na taxa de imigração da espécie Zenaida auriculata tendo em vista a teoria de biogeografia de ilhas.

METODOLOGIA

        Este projeto será realizado via observação, por meio da amostragem por distância que levará em consideração a probabilidade de detecção de cada indivíduo Zenaida auriculata nos arquipélagos brasileiros:  Fernando de Noronha, localizado nas coordenadas (03º51’S e 32º25’W) a uma distância de 345km da região Nordeste da costa do Brasil, com uma área de 26km² de extensão (ref). E o arquipélago São Pedro e São Paulo, localizado nas coordenadas (00º56’N e 29º22’W) a uma distância de 945km da costa brasileira, com área de 0,013km² (ref), (figura 1).

[pic 1][pic 2]

Figura 1. Mapa dos arquipélagos: Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo.

O método mais praticável dentro das amostras por distância é o de Transectos lineares, a fim de visar a abundância da ave Zenaida auriculata nos arquipélagos citados acima. Consiste em   o observador conduzir o censo ao longo de uma série de linhas ou trilhas previamente selecionadas, procurando pelas aves de interesse (BURNHAM, et al., 1980). Para cada ave observada, irá anota-se a distância perpendicular entre ela e a trilha, de modo a calcular a densidade média usando o conjunto destas unidades amostrais e extrapolando para toda a área de estudo. Nesse tipo de situação, para se estimar a densidade que basicamente é o número de aves por unidade de área, tem-se a equação D=n/2wL, na qual D  = estimativas de densidade, n = número de animais detectados, w = largura da faixa amostrada, L = comprimento das linhas amostradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (302.5 Kb)   docx (343.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com