TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIENTIZAÇÃO COMO ALIADA AO MEIO AMBIENTE

Por:   •  15/6/2016  •  Dissertação  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente, fala-se muito da tecnologia e seus prodígios, quão benéfica ela é e como ela tem sido capaz de nos beneficiar com novos equipamentos que prometem ser melhores, mais econômicos e mais duradouros.

Porém, conseguimos enxergar somente o bônus das novas tecnologias e, muitas vezes acabamos por nos esquecer de seu ônus: ao mesmo tempo em que os equipamentos são, de fato, mais modernos, eles também tem sido acompanhado de uma bagagem química muito alta, que em sua grande maioria, acarretam terríveis danos ao meio ambiente e, consequentemente nos afetando, uma vez que somos parte desse ecossistema.

O artigo desenvolvido por Lydia Cintra nos traz justamente essa questão. O mundo assistiu a uma verdadeira revolução quando saímos das lâmpadas incandescentes (quentes, de alto consumo e pouca durabilidade) para as lâmpadas fluorescentes (frias, de baixo consumo e alta durabilidade quando comparadas com as incandescentes).

Conseguimos experienciar, realmente, uma grande economia em nossos lares e trabalhos. Todavia, nos esquecemos de atentar para o fato que essa nova “revolução” também trazia consigo uma química pesada, como o alumínio, pó fosfórico e, o mais perigoso deles, o mercúrio, um elemento químico altamente tóxico, que em contato com o meio ambiente (rios, solos, seres vivos, etc.), é capaz de se acumular nos organismos ao longo de toda a cadeia alimentar.

Com isso, criamos uma solução que poupou mais energia para nossas casas, porém, sem a devida informação e conscientização da população para o descarte correto dessas lâmpadas, nós contribuímos para intensificar a contaminação do meio ambiente. Ou seja, não existiu, na época, uma preocupação devida com o processo de logística reversa, ou seja, os produtores e vendedores dessas lâmpadas não eram responsáveis por recolher as mesmas e, a população acaba por descartar incorretamente.

Desse modo, presenciamos inúmeras vezes, lâmpadas fluorescentes sendo descartadas de maneira incorreta, jogadas em lixões e terrenos baldios, acarretando sérios problemas ao meio ambiente.

Fonte: http://www.canela.rs.gov.br/index.php/meio-ambiente/545-meio-ambiente-alerta-sobre-descarte-inadequado - Acessado em 28-05-2016

Fonte: http://cmlenergy.com.br/noticias/descarte-correto-de-lampadas-nos-apoiamos - Acessado em 28-05-2016

Por isso, a informação e a conscientização continuam sendo os maiores aliados no processo de preservação de nosso meio ambiente. A logística reversa vem justamente para que possamos evitar esses problemas de contaminação ambiental causados de forma tão banal.

Fonte: http://reverseapp.net/portal/gestao-compartilhada-logistica-reversa-em-hierarquia - Acessado em 28-05-2016

Ao mesmo tempo, nos últimos anos, começamos a raciocinar de forma a aliar economia e também sem acarretar problemas no meio ambiente. Hoje em dia, temos à nossa disposição, a tecnologia das lâmpadas LED (diodo emissão de luz, traduzido para o português) que apresentam uma economia de energia muito maior do que as lâmpadas fluorescentes e, não contém metais pesados em sua composição, apresentam um impacto muito menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com