TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL ALIADA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Hoje em dia uma empresa que quer se manter firme e forte no mercado competitivo precisa mais do que nunca estar centrada em questões que dizem respeito a responsabilidade social e ao meio-ambiente. As empresas socialmente responsáveis possuem uma postura ética onde o respeito à comunidade passa a ser um grande diferencial, e tem por base construir uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo, sendo que, essa postura garantirá as empresas o reconhecimento por parte de seus consumidores bem como um maior apoio de seus colaboradores, criando assim vantagens competitivas e conseqüentemente elevados níveis de sucesso.

RESPONSABILIDADE SOCIAL ALIADA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valores permanentes, onde são considerados como fatores de avaliação e indicadores da preferência de investidores e consumidores, podendo também ser considerados como diferenciais de mercado. Alguns estudos mostram que atualmente grande porcentagem dos consumidores optam por marcas e produtos que estão envolvidos em algum tipo de ação social.

Pode-se classificar uma empresa como sendo socialmente responsável a que por sua vez possui a capacidade de ouvir os interesses de diferentes partes da organização seja ela interna como os acionistas, funcionários, prestadores de serviços e outros, ou externa como fornecedores, consumidores, comunidade e meio-ambiente, e assim conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando assim atender as necessidades de ambos.

Uma empresa que vai alem das obrigações de respeitar as leis, pagar seus impostos e garantir condições adequadas de segurança e saúde a seus colaboradores, fazendo assim por acreditar que dessa forma será uma empresa melhor, está contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, podendo assim ser considerada como uma empresa sócio-ambientalmente responsável.

Sabe-se que a responsabilidade social anda lado a lado com o conceito de desenvolvimento sustentável. Sendo assim adotar uma postura responsável com relação ao ambiente e a sociedade garantirá a não escassez de recursos, através de um crescimento sustentável, que prevenirá a empresa de riscos futuros, como por exemplo, impactos ambientais e processos judiciais. Para tanto é necessário uma conscientização de mudança cultural no ambiente social em relação ao seu entorno para uma vida de melhor qualidade, assim como um maior cuidado com o ambiente.

 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de desenvolver o conceito de competência a partir dos conhecimentos relacionados à gestão de pessoas. Entendendo a gestão de pessoas como uma atividade de alta complexidade dentro de uma organização, é absolutamente necessário compreender que seu objetivo é administrar as pessoas que já fazem parte do seu quadro e as que irão inserir-se nele. A relação entre as organizações e seus colaboradores, estruturalmente escravocrata, vem sendo alterada de forma gradativamente lenta. Um avanço de extrema dificuldade devido ao enorme desequilíbrio social imposto pela tirania financeira desde os tempos feudais. Um abismo imenso que separa a condição de um empregado representar entre um escárnio e um essencial não pode ser transposto de forma menos traumática, realmente. A transformação dessa consideração começou a acontecer quando, ao final do ápice da Revolução Industrial, já no século XX, os conflitos entre os interesses das pessoas e os das empresas dificultavam o alcance dos objetivos de ambos, culminando com o surgimento de uma atividade que intermediava tais conflitos e visava equilibrar as relações organizacionais, denominada, Relações Industriais que, com o passar do tempo, adquiriu o nome de Administração de Pessoal. Além do equilíbrio entre os objetivos das pessoas e das empresas, a administração de pessoal adequava a organização aos preceitos das leis trabalhistas da época. A partir dos anos 60, em função do aumento das dificuldades administrativas surgidas em função do crescimento dos desafios organizacionais, a Administração de Pessoal passou a ser entendida como Área de Recursos Humanos, pois a importância do funcionário começou a ser considerada como indispensável dentro da empresa, porém, ainda como recursos produtivos. Finalmente, no cenário atual, a Área de Recursos Humanos prioriza a pessoa, com seus conhecimentos e suas habilidades, com seu comportamento e sua motivação, com sua criatividade e com sua flexibilidade funcional. Sendo assim, a Área de Recursos Humanos continua com o desafio de intermediar as relações entre as organizações e seus colaboradores, buscando proporcionar ao ambiente empreendedor todas as possibilidades de alcance da satisfação e do sucesso de todos. Demorou, mas o ser humano é essencial dentro de qualquer organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com