TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS

Por:   •  5/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.404 Palavras (34 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 34

INTRODUÇÃO _____________________________________________________04

1. CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS_________________________________05

2. INVASÃO BIOLÓGICAS ___________________________________________06

3. PERDA DE BIODIVERSIDADE ______________________________________07

3.1 O que é biodiversidade___________________________________________07

3.2 Importância da Biodiversidade ____________________________________08

3.3 Como a perda da biodiversidade nos afeta __________________________10

4. POLUIÇÃO DO AR________________________________________________11

5. FALTA DE ÁGUA_________________________________________________13

5.1 Pressões humanas ______________________________________________14

5.2 Tipos de poluição de água________________________________________17

6. EFEITO ESTUFA _________________________________________________18

7. LIXO ___________________________________________________________21

8. EPIDEMIAS______________________________________________________22

9. DESMATAMENTO ________________________________________________25

10. CAMADA DE OZÔNIO____________________________________________32

CONCLUSÃO______________________________________________________35

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________36

INTRODUÇÃO

Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.

Esse assunto aborda diversos temas como a Perda da biodiversidade, Desmatamento, Efeito Estufa, Poluição, Lixo, Escassez de água, etc... problemas esses que é exposto diariamente ao ser humano, onde alguns buscam solução enquanto outros não se preocupam visualizando uma natureza a prova de destruição.

Ao decorrer do trabalho tratamos cada tema individualmente, mas é quase inevitável tratar de um especificamente sem mencionar outro, pois todos eles estão relacionados ao mesmo tema Impacto Ambiental, como o próprio tema diz, gera um impacto no ambiente ou natureza, impacto esses negativos gerando problemas na vida de todos os seres terrestres.

Esses impactos afetam diretamente a saúde, a segurança e o bem estar da população, as atividades sociais e econômicas, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.

1. CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS

Ao fazer um fantástico passeio com a família e ter um almoço variadíssimo, de salada de batata e chuchu uma galinha no espeto, de frutos do mar a uma exuberante torta de maçã. Algumas horas depois, contudo, você sente com se estivesse sido fulminado por um raio no estomago. Sente-se tonto e enjoado. Vomita. Está com diarreia. E passa literalmente sentado o resto do dia. O que aconteceu? É bem possível que o que você comeu estivesse premiado com bactérias tóxicas de um tipo ou de outro, causando o que se costuma chamar de intoxicação alimentar.

Talvez a salada tenha sido preparada por mãos sujas, que transferiram estafilococos para o alimento ou a galinha não tenha sido devidamente cozida para matar salmonela que a contaminava. E se a torta ficou exposta ao sol? Um excelente prato de cultura para a multiplicação de bactérias.

Nos casos corriqueiros de intoxicação alimentar, os sintomas cólicas, náusea, vomito, diarreia, tonteira, podem desaparecer em um ou dois dias. Para os mais velhos ou os mais jovens, ou para quem sofre de doença crônica ou distúrbio imunológico, a intoxicação alimentar pode ser muito grave, devendo entrar em contato com um médico nos primeiros sinais do problema.

A água, podemos dizer nosso bem mais precioso, está escassa em nossos dias, pela falta de planejamento das autoridades de plantão, devido ao nível baixo dos reservatórios e pelo índice pluviométrico diminuído nos últimos anos. Além disso, aumentam as chances de haver maior propensão às doenças relacionadas à água ou alimentos contaminados por ela. Da mesma forma que por falhas no sistema de abastecimento de água e também no processo de captação e de tratamento ou até mesmo na rede de distribuição, este seguimento pode permitir a contaminação por bactérias, vírus, toxinas ou qualquer outro parasita e causar muitas doenças.

No momento da produção ou em alguma das etapas do processo, armazenamento ou na distribuição, seja no comercio ou na indústria de alimentos ou até mesmo em casa, os alimentos podem estar expostos à contaminação por diversos microrganismos toxigênicos ou infecciosos ou substâncias venenosas. Podem ser de natureza biológica, química ou física os perigos da contaminação dos alimentos e da água que podem desencadear um surto de doenças que caracterizaria uma falha na cadeia de produção.

São várias as síndromes resultantes da ingestão de alimentos contaminados ou água contaminada e devemos ressaltar que tanto a água como os alimentos são uma fonte importante de veiculação de várias enfermidades que são aumentadas em função da globalização do mercado mundial e o eventual desenvolvimento econômico possibilitam uma maior disseminação dos micróbios, o aumento do consumo de alimentos industrializados e a constante mudança de hábitos e a necessidade de em pouco tempo alimentar-se conforme a disponibilidade de tempo. O uso de rações, o uso indiscriminado de antimicrobianos, a mobilização intensa das pessoas nas viagens sejam nacionais ou internacionais são fatores facilitadores da contaminação e proliferação desses males.

Algumas condições são imprescindíveis para a vigilância das doenças que podem ser transmitidas por águas e alimentos. A de que haja uma notificação imediata aos serviços médicos e de laboratórios para que as na incidência de muitos casos possa haver a notificação ou a investigação epidemiológica de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.9 Kb)   pdf (116.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com