TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cor Presente nos Corais

Por:   •  25/8/2018  •  Artigo  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

A cor presente nos corais é provinda de zooxantelas (espécies de algas Cnidárias), que fazem simbiose com os corais. Quando se relacionam tiram vantagem mútua: as algas realizam a fotossíntese e produzem nutrientes importantes para a calcificação dos corais, que por sua vez fornecem um abrigo protegido e também nutrientes gerados pelo seu metabolismo para suas companheiras. Estes ambientes são extremamente importantes no oceano, pois servem de berçário e sustento para diversas espécies marinhas e também para a indústria pesqueira.

Um fenômeno curioso tem ocorrido com os corais em todo o mundo; o branqueamento dos recifes-de-coral, que nada mais é que a perda da simbiose entre os corais com zooxantelas que podem causar a sua morte. A ausência das algas nos corais causa o branqueamento. As partes branqueadas permanecem vivas e intactas, porém sem a sua principal fonte de nutrientes a calcificação dos corais fica comprometida, a partir disso o esqueleto e as partes moles dos corais não crescem e ficam vulneráveis a fatores como a poluição, sedimentação excessiva entre outros que levam a sua morte.

Os fatores que causam esse fenômeno é a resposta de um estresse resultante de várias condições ambientais fora dos limites do local. Esses fatores podem ser:

• Temperaturas anormais: variações bruscas de temperatura são consideradas causadoras do branqueamento. Os corais são mais vulneráveis a altas temperaturas do que ao resfriamento das águas.

• Turbidez das águas: as zooxantelas precisam de luz para completar a fotossíntese, mas em alguns locais a claridade das águas pode ser afetada por sedimentos em suspensão.

• Altos níveis de radiação UV: a radiação ultravioleta é capaz de danificar o material genético de todos os organismos; em algumas condições causa branqueamento em corais.

• Poluição: Os corais precisam de poucos nutrientes externos, porque possuem um metabolismo eficiente de reciclagem de nutrientes entre si e as zooxantelas. Recifes sujeitos a altos níveis de nutrientes se deterioram devido ao aumento da turbidez e crescimento excessivo de algas filamentosas que nessas condições são competitivamente superiores.

Contudo os fatores climáticos como o Aquecimento global, o El Niño e também fatores externos como a pesca, o turismo marítimo exercem influencia no branqueamento dos recifes de corais.

O período de recuperação dos corais varia de dias até anos, mas pode se recuperar totalmente em boas condições ambientais. Porém em condições adversas os corais se tornam estéreis e sem fontes de nutrientes acabam por morrer. As mortes desses recifes afetam a indústria pesqueira, pois a diminuição das espécies ali presentes, os preços aumentam no mercado.

Em análises feitas por pesquisadores, fala-se em extinção dos corais por volta do ano 2030. A extinção dessas colônias de corais seria uma perda inestimável para a natureza, e mais uma vez o fim de uma espécie causada pelo homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com