TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática Tornou-se Mais Evidente

Por:   •  11/5/2016  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

A didática tornou-se mais evidente quando surgiu a necessidade de buscar mecanismos suficientes para suprir as necessidades do ensino e é com ela que o professor consegue organizar de forma sistemática todo seu trabalho.

A parti do momento em que se percebeu a “evolução” da sociedade, ficou claro que a escola deveria agir de forma que buscasse acompanhar essa evolução no sentido do saber, já que é uma instituição tão próxima do meio social, pois ela passaria deste momento por diante a lidar com alunos de idades e dificuldades diferentes. E para que os resultados fossem satisfatórios o professor deveria (adequar-se = didática) a nova realidade.

Quando nos referimos a uma evolução que pede uma adequação para adapta-se a uma nova realidade, não estamos nos referindo a um processo que foi ou vai ser rapidamente construído, pois mudar a pratica pedagógica não é tão simples como se imagina, é um processo lento que deve ser construído ideologicamente na vida do futuro professor ainda em sua formação acadêmica, para que depois na pratica seja possível fazer uma  auto avaliação sobre os erros e acertos da metodologia utilizada, para que o aluno possa adquirir novos conhecimentos sem que seja necessário excluir aqueles que ele já traz consigo para a sala de aula. Desta forma conseguimos observar a necessidade da didática enquanto ferramenta pedagógica, pode-se afirmar então que a didática deve ser como uma peça importantíssima na aprendizagem.

E a ausência da didática ou uma análise superficial da mesma nos cursos de formação de professores, implica em vários desastres na educação, pois deve-se fazer uma reflexão se o número de reprovação ou aumento da evasão em determinada disciplina se deve a falta de comprometimento do aluno para com a matéria ou se o professor não consegue identificar a dificuldade do mesmo e buscar novos métodos para determinado conteúdo. E não podemos esquecer que a escola como um todo tem sua parcela de culpa, por esta tão próxima do cotidiano atua para atender as suas necessidades e está muito mais preocupada em preparar o aluno para o mercado de trabalho do que prepará-lo para ser crítico, reflexivo e não um mero reprodutor. Assim pode-se afirmar que um bom profissional da educação não pode deixar de estudar e idealizar a didática durante a sua carreira, pois ela permite ao mesmo desenvolver um bom trabalho.

A didática vem sendo analisada há muitos anos por grandes autores que perceberam a necessidade da inovação, não só para desperta o interesse do aluno como também para fazê-lo permanecer na busca constante do aprendizado. E como isso seria possível? Uma resposta que requer reflexão, vontade, iniciativa e muita observação, com todos esses pontos estabelecidos e resolvidos o professor deve utilizar das mais variadas estratégias, para fazer da sua aula algo atrativo e que se aproxime da realidade dos seus alunos, sem esquecer que a didática não dever ser usada apenas para professores que estão sendo formados e sim para os professores das instituições formadoras que possuem didáticas tão velhas quanto suas respectivas idades.  A didática em sua amplitude deve ajudar de forma precisa na formação do educador, viabilizando ao mesmo a capacidade de formular seus objetivos a serem atingidos no decorrer de sua carreira. Segundo (candau 1999, p.26)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com