TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Celular

Por:   •  11/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – IFRJ

IFRJ – Campus Nilópolis

Relatório de Biologia Celular

Diversidade celular

Componentes

Assinatura

Felipe Eduardo Dias Tavares

Rachel Christina Vieira de Farias

Patrick Marques Oliveira

Disciplina: Biologia Celular

Professor: Danielle Bisaggio

Rio de Janeiro

26 de Março de 2018

Introdução:

Há tipos diferentes de células. As células eucariontes têm seu DNA no núcleo envolvido por uma membrana, enquanto as procariontes apresentam o DNA disperso em seu interior.

As células animais têm muito em comum com as vegetais. Porém há algumas diferenças, como algumas organelas e a parede celular, que dá maior rigidez à célula animal, vacúolos e cloroplastos.

Objetivo:

Observar as diversidades que existem entre as células.

Procedimento experimental:

Tabela A.1 – Materiais do procedimento.

Para o determinado trabalho, foi ajustado o microscópio óptico para sua utilização. Com o auxílio de um swab, foi coletada amostra de mucosa salivar de um dos integrantes do grupo, tal amostra foi transferida para uma lâmina de vidro, e nela, houve a adição de uma gota de azul de metileno seguido por seu lacre com o uso da lamínula.

Houve a observação de microrganismos de origem animal com o uso do microscópio ótico e os dados da observação foram anotados.

Após a observação de microrganismo animal, foi recolhida com auxílio de uma lâmina de corte, uma fina camada de folha vegetal de coloração roxa. A amostra foi adicionada numa lâmina de vidro e foi observada diretamente através do microscópio e houve anotações sobre suas características.

Com uso de um conta gotas, foi adicionado uma gota de solução aquosa contendo fermento biológico (leveduras) em uma lâmina de vidro. Foi observado os microrganismos com o microscópio e anotado as observações.

Após todos os procedimento, o grupo concluiu o trabalho ao observar as amostras ficadas de bactérias em outro microscópio.

Resultados das observações:

Resultado 1: Ao observar a amostra de célula animal, foi notado que seus corpos são amorfos e contêm um núcleo localizado em seu centro, como na foto abaixo.

Imagem A.1 – amostra de microrganismo animal observada.

Resultado 2: Na observação de célula vegetal, foi notado corpos com formas mais definidas, estrutura em seu interior, e pigmentos diferentes em determinadas regiões das células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com