TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diversidade Celular

Por:   •  13/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo:

O objetivo dos experimentos foi observar, com o auxílio do microscópio, de forma prática as diferenças entre as células animal e protozoária. Desta forma podendo reconhecer suas organelas.

Procedimento:

• Um pouco de água contendo paramecium, foi posto na lâmina de vidro, e uma lamínula foi sobreposta. O paramecium foi observado no microscópio; algumas gotas de azul de metileno foram adicionadas com auxílio de um conta-gotas ao paramecium e o mesmo foi observado novamente.

• Realizado semelhantemente ao primeiro experimento, uma quantidade de água foi pega contendo alguns microvermes, os nematoides e enquitréias, além de ração de peixe.

• Com um palito de madeira, foi raspada a parte interna da bochecha de um dos integrantes. A saliva contendo as células foi retirada, posta em uma lâmina de vidro, e observada com o microscópio. Após as primeiras observações, foi adicionado azul de metileno e as células foram observadas.

Observações:

1. Eles estavam agrupados na mesma região, porém, alguns estavam dispersos. Foi possível observar uma organela transparente e incolor denominado vacúolo pulsátil, o qual se contraía e descontraía. Após o azul de metileno ser adicionado notou-se que os vacúolos se contraíram e pararam de funcionar, assim os paramecim murcharam (perderam o líquido) e morreram.

2. Os nematóides e as enquitréias foram observadas como seres pequenos que nadavam pela água.

3. A saliva apresentava células pequenas quando observadas com a lente de menor aumento, as mesmas eram grandes quando observadas com a lente de zoom 10X. Foi notório a presença de muitas bolhas de ar. Ao adicionar o azul de metileno, a célula apresentou uma coloração azul e transparente.

Conclusão:

Foi possível concluir que há uma grande diversidade celular em nosso planeta pois cada tipo de célula possui suas próprias particularidades e características que são gerais a outros tipos. Portanto, com exceção de células originadas de outras, nenhuma célula é totalmente idêntica a outra. Nota-se também que as células podem ser divididas em grandes grupos que possuem particularidades em comum. Os chamados reinos: animal, vegetal, fungi e etc.

Por fim, é notório que as células do paramecium possuem vacúolo pulsátil que impede que o mesmo perca seus nutrientes através da membrana e que o mesmo fique lotado de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com