TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Cultural

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade APII – Dissertação proposta

Proposta: Nessa atividade você irá refletir e discutir sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, nas teorias antropológicas servindo diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas. Disserte a respeito do tema proposto.

A Antropologia estuda o homem como um ser biológico, social e cultural, buscando explicações sobre atitudes humanas, modos de vida e surgimento das “civilizações”. Em que as teorias antropológicas surgiram como ferramenta para a aplicação e fundamentação do estudo em Antropologia, com foco no estudo do homem e suas obras, contextualizando desde o início da civilização até hoje.

O estudo e a compreensão de outras culturas vão além de sua analise, mas da sua real compreensão e da sua aceitação, independente de suas diferenças, sem extinção entre culturas, apenas reconhecer e aceitar sua existência. Assim, a antropologia é uma forma de dimensionar e conhecer sobre a diversidade cultural mundial, ou seja, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir da analise do “outro”. Dentre as teorias antropológicas culturais tem-se: o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.

A teoria do Evolucionismo tratava seu objeto de forma mais ampla, estudo de civilizações inteiras, junto com o Difusionismo, teoria que buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro. Já o Funcionalismo, contribuiu significativamente para essa ciência, pois inovou o campo das interpretações antropológicas. Essa teoria não focava nas origens históricas do estudo da cultura, mas sim seu contexto em dado momento com alógica do sistema focalizado. O Estruturalismo, a mais recente escola em orientação teórica em Antropologia, adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetivas. Se tornando uma excelente resposta às demais teorias, que apesar de suas diferentes abordagens e pontos de vista, conseguiu fazer uma grande revolução na antropologia atual.

Em destaque, coloco o antropólogo Levi-Strauss, que estudou os povos indígenas brasileiros, propõe o termo “pensamento selvagem” defendendo que cada homem, seja qual for a sua cultura, o tem. Observo que sua teoria põe o dito homem primitivo no mesmo patamar do evoluído, o que diz respeito às questões mentais, pois ambos têm o mesmo pensamento associado à sobrevivência. Analisando as comunidades indígenas, pode-se dizer que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações. Sob pontos de vistas diferentes, as teorias antropológicas nos permitem compreender as diversas culturas existentes.

Em suma, trago a minha observação quanto à evolução das teorias antropológicas culturais, que de uma visão monárquica e autoritária, que colocava uma cultura como submissa de outra (nos estudos do Evolucionismo), passou por uma grande reforma chegando ao Estruturalismo, que fala que as tribos primitivas e a sociedade moderna são diferentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com