TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  2/11/2020  •  Dissertação  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho

da

Disciplina

Nikolas Ferreira Araújo

Educação Ambiental - VIREDA-004

Professor Luiz Carlos Teixeira Junior

UVA - Campus Tijuca

02/11/2020


Desde o dia em que o vírus surgiu na China até hoje, todos no mundo tiveram que mudar seu jeito de viver, tiveram que se preocupar com algo invisível a olho nu. Com isso grande parte das pessoas teve que se isolar em casa para tentar impedir o número de contaminações ao mesmo tempo, desse modo de prevenção teve consequências sociais, econômicas e ambientas, ainda mais pelas atitudes a serem tomadas como proteção das massas com ações individuais.

Com essa virada de atitudes e preocupações na vida das pessoas, mudanças de comportamento, atitudes, proteção pensando no próximo, etc. Essas são algumas das linguagens que também tem em educação ambiental. Esse isolamento social, de uma forma ou de outra fez as pessoas darem importância a coisas que não davam antes da pandemia, assim de certa forma, ensinando uma mudança de hábitos que como consequência teve impactos ambientais positivos.

Em vários locais do mundo, aparelhos que detectam a poluição no ar, identificaram que em certas cidades o ar e os mares estão mais limpos, animais que antes não tinham muito contato com humanos puderam ser vistos, isso como consequência de ter menos movimentação de pessoas, carros, menos lixo em praias, ruas, etc. Tendo em vista essa mudança, que mostra os valores que a educação ambiental mostra, é um momento incrível para mostrar as pessoas o que é a educação ambiental e com essa prova real, mostrar suas consequências.

Ações como dos estudantes e professores do Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS e técnicos do DMLU, que publicaram um artigo (Gestão e Educação Ambiental e Covid-19) de um projeto, com objetivo de desenvolver a Educação Ambiental no município de Porto Alegre sob a temática do saneamento ambiental com foco na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos em tempos de pandemia pelo vírus Covid19. Essa ideia poderia ser espalhada por todo o país usando a mesma metodologia ou uma adaptada a cada região, utilizando mídia gráfica, informações nas instituições e redes sociais, espalhando os temas sugeridos, onde serão abordados: gestão de resíduos sólidos, saúde publica, biodiversidade, segurança alimentar e eficiência energética e recursos hídricos.

Isso tudo é importante, pois com tudo isso de pandemia, estão todos focados e falando somente do vírus e se esquecendo de outros problemas que não sumiram, sabemos que o vírus é a urgência no momento, mas não podemos esquecer dos outros problemas sérios, que mesmo durante a pandemia não cessaram. Para que esses não sejam esquecidos a Ecoa listou assuntos, que mesmo sem relação direta com a pandemia, tem impacto na vida de todos, principalmente assuntos com relação ao meio ambiente, que como consequência afeta o clima, como os desmatamentos que continuam. Em razão da pandemia, equipes de fiscalização do Ibama foram desmobilizadas, diminuindo as fiscalizações. O sistema Deter de monitoramento por satélite, do INPE, verificou que mesmo durante a pandemia o desmatamento e exploração de madeira, queimadas criminosas continuam, muitas destas causadas por donos de terras, que por terem pedaços de terra isolados, causam esses incêndios criminosos para aumentar a área de suas terras já que nesses locais isolados não tem muito controle de onde uma propriedade acaba e outra começa.

Como consequência a coordenadora da força tarefa Amazônica do Ministério Público Federal, realizou um pedido à Justiça Federal do Amazonas. Junto com 26 procuradores, a coordenadora apresentou uma ação para obrigar a União a adotar medidas efetivas e urgentes para a contenção.

Com tudo isso que esta ocorrendo, a educação ambiental terá um papel importante pós-pandemia, como dito anteriormente terá que mostrar que diante de um mundo globalizado, podemos ter um planeta melhor, mais sustentável. Para que isso aconteça teria potencializar o que teria sido feito, em termos de educação ambiental, durante a pandemia. O diálogo teria que ser cada vez mais incorporado nos projetos, assim com esse dialogo entender os diferentes tipos de pensamentos e assim entendendo, poder ver a melhor forma de fazer ações educacionais. É preciso potencializar essa nova postura que a sociedade esta tendo durante a pandemia, postura essa de solidariedade e colaboração, com isso facilitando o entendimento de educação ambiental. Hoje em dia é importante o valor da inclusão, com isso pensar em modos de acessibilidade aos projetos para todos, assim melhorando ainda mais a interação e aprendizado. A utilização de novas tecnologias é algo primordial. Em consequência da pandemia, vários tipos de tecnologias foram desenvolvidas para ajudar a levar informação a lugares afastados e as pessoas que estavam isoladas em suas casas, apesar de muita tecnologia se não for bem usada acaba causando um afastamento social e da natureza, que não é o que queremos, mas sabendo usar a tecnologia é possível inovar o jeito de aplicar os conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com