TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exploração Visual nas Ciências da Natureza

Por:   •  14/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

   

  Exploração Visual nas Ciências da Natureza

Jaqueline Bernardes e Renan Cipriano

 Laboratório interdisciplinar Biologia/Física - IFSP – Campus São João da Boa Vista

Av Marginal, 585 - Fazenda Nossa Senhora Aparecida do Jaguari, São João da Boa Vista - SP, 13871-298

Resumo.  A visão humana tem um limite de resolução de 0,2mm, depende também do objeto que está sendo estudado, se a pessoa tem algum problema de visão, as condições de iluminação e outros fatores. Abaixo desse valor não é possível enxergar a olho nu, sendo necessário o auxílio de instrumentos, como lupas, estereoscópios, e o microscópio. Com o microscópio é possível estudar seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nu. Neste relatório será exposto as observações obtidas através do microscópio, de células vegetais, sendo ela a cortiça e a Elodea, mostrando as diferenças encontradas entre uma e outra, e a importância deste aparelho na evolução da ciência.

Palavras chave: Resolução da visão humana. Microscópio, Célula vegetal, Cortiça, Planta Elodea.

1- Introdução

O limite de onde a visão humana alcança, depende do tamanho do objeto que está sendo observado, se a pessoa tem algum problema de visão, as condições de iluminação e outros fatores. O olho humano tem um limite de resolução de 0,2mm. Abaixo disse valor, não é possível enxergar os objetos sem o auxílio de instrumentos, como lupas, estereoscópios, e o microscópio.

O estereoscópio é popularmente chamado de lupa, comumente é indicado para a realização de observação e analise de estruturas e organismos de tamanho mais elevado.

O microscópio realiza uma melhor visualização de uma estrutura, no entanto, os elementos possivelmente estudados devem ser indiferentes a passagem de luz. O crescimento da imagem do objeto que visualizamos é proveniente do microscópio formado pela multiplicação do aumento ocular por meio do crescimento da objetiva.

Com o microscópio foi possível estudar os seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nu que incluem bactérias e protistas que são responsáveis pela maioria das doenças hoje conhecidas. O microscópio também possibilita os estudos dos vírus estruturas não consideradas vivas e que também responsáveis por inúmeras doenças. A citologia é dependente de equipamentos que permitam a visualização completa das células, pois a maioria delas são tão pequenas que não podem ser observadas sem o auxílio de instrumentos óticos de ampliação.

A célula vegetal é muito parecida com a célula animal, ela só se defere da segunda pelo fato de possuir algumas organelas a mais. A célula vegetal é formada por componentes protoplasmáticos (núcleo, reticulo endoplasmático, citoplasma, ribossomo, complexo de golgi, mitocôndrias, lisossomos e plasmas), e por componentes não protoplasmáticos (vacúolos, parede celular, cloroplastos). A parede celular é uma característica exclusiva de células vegetais, ela tem por função proteger e da forma ás células, É formada principalmente por celulose. Os cloroplastos são plastos de clorofila, são responsáveis pela fotossíntese estão presentes somente em células expostas a luz.

A cortiça é a casca do Sobreiro (Quercus Suber L.) o que significa que é um tecido vegetal 100% natural. É formado por uma colmeia de células microscópicas preenchidas com gás semelhante ao ar e revestidas maioritariamente por suberina e lenhina. Na sua composição química identifica-se também outros compostos, embora com menos expressão, como os polissacarídeos, cerodes e taninos. Num único centímetro cubico da cortiça conta-se quase 40 milhões de células, cerca de 800 milhões numa rolha de cortiça, sendo sua principal matéria prima.

A Elódea está inserida no reino das plantas, por ser um vegetal terrestre adaptado ao meio aquático, sendo muito usada em aquários, é considerada uma macrofila aquática, sendo muito importante para o equilíbrio destes ambientes, pois além de produzir oxigênio liberado na agua, serve de alimento para algumas espécies de peixes, aves e mamíferos.

2 - Procedimento Experimental

  • 1 Experimento – Observação da Cortiça.

Primeiramente observou-se um pedaço de uma rolha de cortiça a olho nu, aquelas utilizadas em vinho e espumante, anotando os detalhes de tudo que foi possível observar.

Para se obter mais detalhes, pegou-se uma lupa e fez a observação do pedaço de cortiça, anotando logo após o que foi observado.

      O mesmo material foi levado para o estereoscópio e anotou-se os resultados e diferenças das observações anteriores.

 Na sequência realizou – se um corte no material retirando um pedaço bem pequeno e fino de uma rolha de cortiça, colocando sobre uma lamina de vidro, umedeceram-se com água a amostra e cobriram com uma lamínula de vidro, para que a amostra não saísse do lugar. Observaram-se a amostra pelas lentes objetivas 4x(vermelha), 10x(amarela), e anotaram as observações e comparando com as observações anteriores.

  • 2- experimento – Observação da Elodea sp.

Observou-se o mesocosmo e anotou- se os aspectos que chamaram a atenção

Em seguida com o auxílio de uma pinça, coletou se uma folha de Elodea, preparou se uma lamina para a observação do microscópio, para isso pingou-se com o auxílio de uma pipeta Pasteur, uma gota de agua na lamina de vidro, colocou se a folha por cima da gota e cobriu-se com uma lamínula. Colocou se a lamina no microscópio e observou-se, nas lentes de 4x, e 10x. anotando todas as observações.

3 - Resultados e Discussão

  • Observação da cortiça

A olho nu observou-se pequenas estruturas que constituem a rolha, em formato de granulado. Sua densidade é baixa e possui uma cor bege / amarronzada, típico da cor do tronco de uma arvore.

Com a lupa, a imagem foi melhor transmitida em comparação com a observação anterior e pode-se perceber melhor o granulado agrupado e compactado na rolha.

Através do estereoscópio a imagem ficou, além de maior, ainda mais nítida e com mais detalhes, podendo-se observar que há uma substancia, ou espécie de liga, que agrupa todo o granulado. Também foi observado alguns espaços vazios entre os granulados antes não vistos.

Para a observação microscópica foi cortado um pedaço minúsculo do material. Então foi possível obter imagens das menores estruturas que constituem o material. Através do microscópio surgiu a imagem de uma estrutura formada por polígonos vazios, lembrando a estrutura de um favo de mel em proporções bem menores. Essa estrutura de pouca cor é a parede celular da célula, ela se encontra desta forma pois se trata de uma estrutura de célula morta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (148.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com