TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Financiando a Habilidade da Natureza de Proteger Recursos Hídricos

Por:   •  21/8/2020  •  Resenha  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Artigo: Fundos Hídricos - Financiando a Habilidade da Natureza de Proteger Recursos Hídricos

Caso: OIT-104 de 11/01/2011. Referência: Stanford Graduate School of Business

A água é essencial para a vida, mas se não estiver adequada ao uso e não houver um controle e manutenção da mesma onde se crie um ciclo de restauração e conservação dos ecossistemas, o futuro é a escassez, pois as atividades humanas degradam os recursos hídricos. Construir represas, desflorestar, criar pastagem de gado perto de córregos, drenar os pântanos, são todas ameaças humanas para os serviços ambientais de ecossistemas de água doce. Seguindo esse raciocínio, os autores apresentam como uma possível solução a instituição de projetos através de fundos hídricos, criados e mantidos por governos e grupos interessados públicos e privados, que estão sendo utilizados como mecanismos financeiros a longo prazo de restauração e preservação de ecossistemas naturais que proporcionam água doce, reduzindo a necessidade de unidades de tratamento e represas com elevado custo.

Serviços ambientais se referem as condições e processos pelos quais os ecossistemas naturais sustentam e satisfazem a vida humana. Sistemas de água doce, fornecem três tipos básicos de serviços ambientais, como beber, cozinhar, irrigar e processos de fabricação. Eles fornecem bens como peixes e aves aquáticas. Eles também proporcionam serviços como controle de inundação, transporte, recreação, geração de energia e proteção da qualidade da água.

Os mecanismos para se manter esses recursos eficientes devem ser o serviço ambiental, incluindo a natureza e as pessoas, um mecanismo financeiro sustentável, com gestão transparente, um mecanismo institucional para organizar participantes públicos e privados de fundos, um conjunto de atividades de conservação específicas que o fundo poderia financiar para gerar benefícios para tanto as comunidades rio acima quando consumidores de água a jusante e um sistema de responsabilização para assegurar que os serviços sejam feitos e os ecossistemas naturais, protegidos.

Os autores julgam que os maiores desafios encontrados pela prática de fundos hídricos, tem sido o de medir os resultados e demonstrar que os benefícios atingidos a jusante justificam o investimento. Os fundos hídricos podem dizer aos interessados a quantidade investida, mas ainda não podem dizer quantos benefícios podem proporcionar aos mesmos e em quanto tempo seriam atingidos. Essa incerteza contrastou com soluções de engenharia, pois engenheiros podem determinar com grande certeza o quanto uma usina de tratamento irá custar, a quantidade de água após o tratamento e quando os benefícios da usina serão desfrutados, o que a meu ver, contrasta com a situação dos fundos hídricos, e diz muito sobre a necessidade de se criar controles e indicadores de desempenho, como exemplo o acompanhamento dos índices de qualidade da água, o volume dos cursos d´água, condições de conservação da mata no entorno além da adoção de indicadores biológicos. O primordial para que se possa obter resultados satisfatórios e concretos é que seja feita uma ampla análise de todo o cenário envolvido. Tomando este cuidado qualquer que seja o indicador adotado poderá se obter uma ampla visão de toda a cadeia para que auxiliem nas conclusões sobre o andamento do processo e sirvam de base para as decisões futuras. Uma forma apontada pelos autores de se contornar esse inconveniente é a mensuração a partir dos custos evitados.

Os autores também apontam como problemas enfrentados pelos fundos hídricos, que os diferentes interessados têm diferentes objetivos. Traçar um plano que englobe de maneira economicamente viável todas as divergentes pretensões não é tarefa fácil. Cada fundo hídrico tem uma quantidade de dinheiro limitada para investir e de fazer concessões entre possíveis projetos de conservação para atender as necessidades de seus vários interessados.

Como atividade altamente eficaz financiada por fundos hídricos podemos destacar: Colocação de cercas vivas que ajudam a filtrar nitratos e fosfatos dos fertilizantes evitando contaminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com