TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDOS HÍDRICOS: FINANCIANDO A HABILIDADE DA NATUREZA DE PROTEGER RECURSOS HÍDRICOS

Por:   •  2/11/2019  •  Resenha  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha crítica

Serviços Ambientais.

Gretchen Daily, “Introduction: What Are Ecosystem Services,” in Gretchen Daily, ed. Nature’s Services: Societal Dependence on Natural Ecosystems, (Washington, D.C.: Island Press, 1997), p. 198.

Segundo Gretchen Daily serviços ambientais significa condições de processos pelos quais os ecossistemas precisam passar, para o sustento da vida humana. Isso se trata dos benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente, através dos ecossistemas, a fim de sustentar a vida no planeta. E são serviços básicos entre eles, água para usos domésticos, assim como, beber e cozinhar, proporciona a geração de energia. Mas os serviços ambientais proveem de muitas outras coisas, a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos climáticos violentos, protegem contra desastres naturais, decompõem o lixo, mantêm os solos férteis e ajudam no controle de erosões. Os sistemas fluviais disponibilizam água doce, o mais essencial dos recursos, movem hidrelétricas para produzir energia, quando navegáveis substituem estradas e são usados como áreas de lazer. 

  Pagamento para Serviços Ambientais.

Ainda Gretchen Daily  fala que nos últimos anos o valor econômico dos serviços ambientais começou a ser reconhecido e diversos programas de "pagamentos para serviços ambientais" (PES) foram instituídos.  As atividades que destroem recursos ambientais criam problemas até para si mesmas. A agricultura e a pecuária geram florestas e matas ciliares, o que, por exemplo, interfere com o fornecimento de água e indiretamente com o clima. As florestas e a vegetação natural podiam ser degradadas pelo abate das árvores, conversão para agricultura ou pasto, construção de ruas ou trilhas, recolhimento de lenha e outras atividades humanas, recuperar áreas degradadas é caro, tal como o caso de despoluir um rio ou recuperar uma floresta queimada. As técnicas de valoração ambiental são uma ferramenta para mostrar o custo que a degradação gera. Elas atribuem um valor monetário aos serviços prestados pelos ecossistemas. Explicitar esses custos para o resto da economia pode incentivar a conservar os recursos naturais ou a usá-los de maneira que sejam sustentáveis.

Fundos hídricos

Além de situações em que os governos pagam por serviços ambientais, grupos de interessados públicos e privados podem combinar e financiar projetos de ecossistemas que estimulam seus interesses. Financeiros a longo prazo que restauram e preservam ecossistemas naturais que proporcionam água doce, que tem por missão contribuir para a utilização racional e para a proteção dos recursos hídricos, através da afetação de recursos a projetos e investimentos necessários ao seu melhor uso.

O Desafio da Incerteza Quanto a Eficácia.

Cientistas pesquisavam a eficácia de projetos de fundo hídrico em microescala, estudavam o impacto de várias intervenções (como a colocação de cercas) em parâmetros como sedimentação e níveis de bactéria. Isso leva aos desafios da incerteza de quanto é ou não eficaz. particularmente durante as fases iniciais do fundo, quando projetos de conservação impactavam apenas uma pequena parte da bacia hídrica.

Essa incerteza contrastou com soluções de engenharia - engenheiros podiam dizer com grande confiança o quanto uma usina de tratamento ia custar, a quantidade de água após o tratamento e quando os benefícios da usina seriam desfrutados essa tática foi usada na cidade de NOVA IORQUE em 2010.

The Nature Conservancy e pelo Natural Capital Project

Essas definições são baseadas no The Nature Conservancy e pelo Natural Capital Project, As florestas e a vegetação natural podiam ser degradadas pelo abate das árvores, conversão para agricultura ou pasto, construção de ruas ou trilhas, recolhimento de lenha e outras atividades humanas. Devido à intensa degradação ambiental, algumas florestas não conseguem mais se recuperar naturalmente e então uma opção é o reflorestamento, é o plantio em áreas em que, historicamente, havia vegetação, mas que foram convertidas pelo ser humano para outros usos. Em alguns casos, a vegetação consegue se regenerar sozinha, em processos naturais. Entretanto, a maioria dos ecossistemas são tão degradados e desgastados que eles sozinhos não são capazes de se recuperar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com