TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundos Hídricos: Financiando a Habilidade da Natureza de Proteger Recursos Hídricos

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL

E SANEAMENTO BÁSICO

Domage Ribas

Trabalho da disciplina Biologia e Microbiologia Ambiental

                                                 Tutor: Profa. Renata Correa Heinen

Curitiba

08/2018

Estudo de Caso: Fundos Hídricos: Financiando a Habilidade da Natureza de Proteger Recursos Hídricos

Questões de Estudo

1. Que medidas deveriam ser usadas para avaliar o sucesso de um fundo hídrico? Quais são os méritos de, e problemas em potencial em cada medida?

Os resultados de um fundo hídrico podem ser avaliados tomando-se como fase uma série de indicadores. Podemos destacar como exemplos o acompanhamento dos índices de qualidade da água, o volume dos cursos d´água, condições de conservação da mata no entorno além da adoção de indicadores biológicos. Cada medida tem suas vantagens e desvantagens, mas o primordial para que se possa obter resultados satisfatórios e realistas é que seja feita uma ampla análise de todo o cenário envolvido. Tomando este cuidado qualquer que seja o indicador adotado poder-se-á obter medidas satisfatórias e que auxiliem nas conclusões sobre o andamento do processo e sirvam de base para as decisões futuras.

2. Quais são os méritos relativos de um modelo de fundo hídrico que paga comunidades rio acima de modo regular versus fazer investimentos iniciais, mas sem pagamentos em dinheiro?

No modelo em que são realizados investimento iniciais sem pagamentos em dinheiro temos obviamente um maior desembolso no início do processo sem ter ainda obtido nenhum tipo de resultado positivo. Já no processo onde ocorrem pagamentos mensais para a comunidade, além de um melhor escalonamento dos desembolsos financeiros temos a possibilidade de acompanhar a evolução do processo e estar mensalmente interagindo e incentivando a comunidade envolvida.

3. O modelo de fundo hídrico poderia ser usado para quais outros serviços ambientais? Quais são mais favoráveis a este modelo e por quê?

Este modelo também poderia ser aplicado em programas de limpeza e conservação de áreas, controle de emissão de poluentes como gases, redução no uso de recursos naturais como matas nativas e culturas nativas. Todos são extremamente favoráveis a este modelo pois estão ligados diretamente a população do entorno que de forma direta ou indireta depende destes recursos para sua sobrevivência.

4. Imagine começar um fundo de serviço ambiental em uma área onde você viveu ou trabalhou. Além dos tipos de investidores mencionados no caso, quem mais poderia se interessar? Quais seriam seus incentivos para participar no seu fundo? Qual horizonte temporal teria cada investidor?

Na criação de um fundo de serviço ambiental é essencial a identificação de todos os envolvidos com o meio direta ou indiretamente. Todos de alguma forma podem ser inseridos no contexto de investidores ou mantenedores da causa. Para tanto é primordial estruturar o fundo de uma forma que reflita a todos seus benefícios e ganhos tanto em questões relacionadas a produção, como imagem e qualidade de vida. Sendo que sua participação se daria preferencialmente em todo o decorrer do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com