TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: FUNDOS HÍDRICOS: FINANCIANDO A HABILIDADE DA NATUREZA DE PROTEGER RECURSOS HIDRICOS

Por:   •  23/8/2019  •  Resenha  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]

UNIDADE PÓS EAD- ESTÁCIO SÃO LUÍS

SAYOMARA VIEIRA AGUIAR

RESENHA CRÍTICA:  FUNDOS HÍDRICOS: FINANCIANDO A HABILIDADE DA NATUREZA DE PROTEGER RECURSOS HIDRICOS

SÃO LUÍS

2019

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

UNIDADE PÓS EAD- ESTÁCIO SÃO LUÍS

SAYOMARA VIEIRA AGUIAR

RESENHA CRÍTICA:  FUNDOS HÍDRICOS: FINANCIANDO A HABILIDADE DA NATUREZA DE PROTEGER RECURSOS HIDRICOS

Resenha crítica apresentada para a disciplina de Biologia e Microbiologia Ambiental (NPG1567) do curso de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento básico, na Universidade Estácio de Sá.

Orientador: Prof.ª Dr.ª Renata Correa Heinen

SÃO LUÍS

2019

Esse artigo tem os direitos autorais de Stanford, Graduate school of business, publicado em 11 de janeiro de 2011, esse documento é autorizado apenas para revisão do educador por Oscar Javier Celis Ariza, Universidade Estácio de Sá até março de 2016.

O artigo do Fundos Hídricos: Financiando a habilidade da natureza de proteger recursos hídricos, ressalta a importância da água limpa e segura para a essência da vida na terra, para a agricultura, aquicultura e para os negócios. A natureza possui um papel valoroso ao manter o fluxo e a pureza da água. Entretanto com as atividades humanas, o mal-uso desse recurso, a degradação da quantidade e qualidade da água vem sendo um problema para os ecossistemas se recuperar, para ter uma água de qualidade os ecossistemas necessitam de uma manutenção. Com isso os fundos hídricos vêm com uma forma dos consumidores dessa água, contribuir para preservação, ao pagar para restaurar e conservar ecossistemas naturais.

  Sabendo que a água é um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade, para os vegetais e animais, visto que não a vida sem ela. De acordo com Rebouças (2002), "água" é o elemento natural desvinculado de qualquer utilização e "recurso hídrico" a parte da água passível de utilização, portanto, dotada de valor econômico. A água doce é um recurso material limitado e com múltiplas funções; logo, com diferentes tipos de usos. Como por exemplos para o abastecimento humano, a água é matéria-prima; para a atividade industrial e de irrigação, a água pode ser insumo e matéria-prima; para a navegação, a água é leito navegável; para atividades de recreação e lazer, a água é parte da beleza cênica; para as atividades de pesca, a água é o meio onde vivem as espécies; para o esgotamento de efluentes urbanos e industriais, a água é corpo diluidor e para a produção de energia é necessário explorar os movimentos da água transformando energia cinética em elétrica.

Conhecendo a importância da água, os serviços ambientais é uma iniciativa individuais ou coletivas que podem favorecer a manutenção, a recuperação ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos. O serviço ambiental deve contemplar a preservação ou restauração de bens ou serviços para que continue beneficiando. Os serviços ambientais passaram a ser reconhecido e diversos programas de “pagamentos para serviços ambientais” (PES) foram instituídos.  Esses fundos hídricos são mecanismos financeiros a longo prazo que restauram e preservação dos ecossistemas naturais que proporcionam a água doce. Esses fundos pagam projetos que preservam e restauram a habilidade dos ecossistemas naturais de filtrar e armazenar água, reduzindo a necessidade de unidade de tratamento caras e represas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com