TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Biossistema

Por:   •  23/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                       Biossistema.

1° caso:

  1. Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para frente), pois é nessa região que se encontra o córtex motor responsável pelo movimento do corpo e também o córtex pré-motor que quando lesionado pode perturbar a velocidade de movimentos automáticos como a fala.  

  1. O embrião trilaminar ocorre durante a gástrula e é durante essa fase que se inicia o processo de morfogênese. A gastrulação começa quando as células da superfície do epiblasto ficam mais espessas na região caudal do embrião formando a linha primitiva. Na extremidade cefálica da linha primitiva surge o nó primitivo com uma pequena depressão no centro conhecida como fosseta primitiva. Depois desse processo, ocorre a invaginação das células do epiblasto dando origem as três camadas germinativas: ectoderma, mesoderma e endoderma. A linha primitiva regride se transformando em uma estrutura na parte sacrococcígea do embrião e desaparece no final da 4° semana.

       O Processo notocordal, cordão celular mediano, é formado pela migração cefálica das células mesenquimais do nó e da fosseta primitiva. A notocorda surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal com a fundição do assoalho do processo notocordal com a endoderma que se degenera. Dessa forma, ocorre a multiplicação de células notocordais a partir da extremidade cefálica e, então, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda.

    A notocorda estimula regiões do ectoderma a formarem a placa neural essa, por sua vez, se invagina e forma o sulco neural mediano, com pregas neurais em cada lado. No fim da 3° semana de gestação as pregas neurais começam a se aproximar e fundir-se formando o tubo neural.O sistema nervoso se origina a partir do ectoderma.

2° caso

G. No início do processo a célula se encontra em seu estado de repouso, na qual nenhum impulso é transmitido, essa fase é conhecida como potencial de repouso ou de membrana. Para que a célula saia desse estado é necessário que a célula receba estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da célula ocasionando o potencial de ação, capacidade das células de conduzirem sinais elétricos transmitindo informações umas as outras. Nessa fase há uma mudança abrupta e transitória do potencial elétrico, como pode ser observado no gráfico. Assim ocorre uma ampla despolarização da célula. Na despolarização o Na+, íon sódio, entram na célula, devido a abertura dos canais dependentes de voltagem, e os íons potássio saem, tornando a célula menos negativa.

 A repolarização, fase descendente, ocorre logo após a despolarização. Nessa etapa a permeabilidade da membrana aos íons sódio volta ao normal e, ao mesmo tempo, ocorre um importante aumento na permeabilidade dos íons potássio. Em consequência do excesso de cargas positivas no interior da célula, um fluxo grande de íons potássio saem do interior da célula e vão para o exterior. Enquanto isso os íons potássio são transportados para fora da célula através da bomba de sódio e potássio. Isso faz com que o potencial de membrana volte a ser negativo. O potencial de membrana, nesse período, fica ligeiramente mais negativo, como observado no ponto c do gráfico. Na última fase desse processo a célula volta ao seu estado normal, com a permeabilidade de sódio e potássio reguladas, representado pelo ponto D no gráfico, até ser despolarizada novamente.  

H. Para que ocorra a despolarização da célula é necessário um estímulo limiar de excitabilidade, pois no potencial de ação não ocorre meia despolarização, ou seja, se o processo não ocorrer até o final ele, simplesmente, não acontece.

3° caso

  1. A hipófise, 5, se localiza na base do encéfalo

    O hipotálamo, 6, está localizado abaixo do tálamo na região do diencéfalo.

  1. Quando esses hormônios diminuem ocorre a estimulação da produção de TRH pelo hipotálamo que estimula a produção de TSH pela hipófise. O TSH chega na tireoide e estimula a produção dos hormônios T3 e T4. Quando esses hormônios estão se regularizando ocorre a secreção de TSH e TRH, diminuindo a síntese dos hormônios tireoidianos, até que um novo feedback negativo seja necessário.

Movimento humano

4° caso

  1. O sistema esquelético tem como funções:  
  • Promover a movimentação;
  • Funcionar como reserva de minerais como cálcio e fosforo;  
  • Produzir células sanguíneas;
  • Proteger órgãos como o coração, pulmão e encéfalo;
  • Sustentação do corpo e apoio para os músculos.

  1. Os ossos pneumáticos são ossos ocos com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa. No corpo humano esses ossos estão presentes no crânio.  Dessa forma, no caso apresentado, a mulher teve os ossos pneumáticos frontal, esfenoide e etmoide fraturados, pois estão presentes na região do neurocrânio.  

  1. Articulação do quadril: articulação existente entre a cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo.  Apresenta como funções suportar o peso, equilibrar o corpo em posições estáticas e dinâmicas, proteger a parte inferior do sistema digestivo e o sistema reprodutor.

É uma articulação do tipo esférica e é formada pelos ligamentos: Cápsula articular, Iliofemoral., Pubofemoral, Isquiofemoral, ligamento da cabeça do fêmur, Orla acetábular., transverso do acetábulo.    

Os seus eixos de movimento são: adução, abdução, rotação, flexão, extensão e circundução.  

5° caso

  1. São predominantes fibras musculares de contração lenta, pois está associada a atividades de longa duração. É através da fosforilação oxidativa que esse tipo de fibra produz energia, consome altos níveis de oxigênio e são ricas em mitocôndrias e mioglobina, realizando com maior eficiência a respiração celular.

Para esse tipo de fibras não é necessário a ingestão de gorduras adicionais, mas sim um consumo adequado de carboidratos, pois uma substância resultante do catabolismo dos carboidratos será utilizada na queima de gorduras.

  1. Plano sagital nos eixos horizontal e transversal, pois incluem movimentos de extensão e flexão

6° caso

  1. Nas sinapses elétricas ocorre o mesmo processo da sinapse química. No entanto, as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células, ou seja, sem a presença de neurotransmissores. Atuam na atividade sincronizada de grupos de neurônios como nas células musculares lisas e cardíacas.

  1.  Transmitem impulsos do sistema central humano, é unidirecional. Geralmente ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito do outro.

O estímulo recebido pelo neurônio, gerando o potencial de ação, é percorrido por toda a célula em direção ao terminal, criando um novo campo elétrico, que permitirá a passagem do impulso. O potencial de ação despolariza a região terminal da membrana pré-sináptica, os canais de cálcio se abrem, devido a despolarização, e os íons cálcio entram na região terminal, esses íons se ligam às proteínas do terminal,  conhecidas como sítio de ligação, liberando as vesículas que contêm neurotransmissores na região de fenda sináptica, os neurotransmissores liberados se conectam as proteínas presentes na região pós-sináptica gerando um novo estímulo. O cálcio e os neurotransmissores são recolhidos e preparados para a próxima sinapse, ou seja, não são perdidos no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com