TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higiene Pessoa

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.880 Palavras (32 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 32

Introdução

Neste presente trabalho, temos a benéfica honra de abordar sobre "A Higiene Pessoal", saberemos o que é a higiene, sua importância, Abordaremos também sobre a Cólera, saberemos qual é a causa desta doença, quais medidas que devemos tomar para nos prevenirmos dela, como diagnosticar, transmissão e tratamento.

Falaremos também sobre as técnicas de lavagem de mão.

Objectivos

Objectivos Gerais

O objectivo geral deste trabalho "A Higiene Pessoal" é conscientizar os indivíduos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca e para a utilização de medidas prática de promoção, protecção e recuperação da saúde.

Despertar a comunidade interna e externa da importância da higiene corporal e mental, alertando-os dos riscos causados pela falta de higiene.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;

Identificar doenças causadas por falta de higiene;

Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.

Estimular para a prática correcta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;

Adoptar hábitos de auto-cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;

Resumo

A saúde é uma condição normal em todos nós. Por isso temos o dever de a conservar, não só para o nosso bem-estar, mas também para podermos ser capazes de produzir e de ajudar a construir o país.

Higiene Pessoal é um conjunto de regras que nos mantém de boa saúde e com bom aspecto. Devemos ter a preocupação de tomar banho todos os dias, escovar os dentes, lavar as mãos antes de comer, lavar a roupa, pentear o cabelo, cortar as unhas e manter a casa sempre limpa, arejada e com muita luz do sol.

A Cólera é uma doença contagiosa. Isto quer dizer que se transmite de pessoa para a outra. Esta doença como tantas outras, é causada por animais tão pequeninos que nem sequer os conseguimos ver. São os micróbios.

A cólera trata-se com soro de hidratação oral ou na veia e antibióticos específico. A cólera apresenta sintomas como: diarreia aquosa em grande quantidade, vómitos, dor abdominal e cãibras.

A saúde de um homem e de um povo tem grande importância para a construção e para a vida de um país.

A Higiene

Higiene consiste em um conjunto de regras e técnicas referentes à preservação da saúde e prevenção de doenças no organismo do ser humano, através da limpeza, desinfecção e conservação de instrumentos, espaços e objectos.

Higiene é o conjunto de conhecimentos e técnicas que visam a promover a saúde e evitar as doenças.

A higiene é uma regra fundamental em todas as especialidades da medicina ou de qualquer outra actividade que trabalhe em contacto directo com o organismo humano, assegurando a higiene colectiva.

No âmbito hospitalar, por exemplo, a higiene é considerada como um conjunto de procedimentos que tem a finalidade de assegurar a protecção e bem-estar físico e psicológico dos pacientes, evitando enfermidades; métodos esterilizantes e desinfectantes.

Etimologicamente, a palavra higiene surgiu a partir do grego hygeinos, que significa "o que é saudável". O termo surgiu como uma derivação do nome da deusa Hígia, a protectora da saúde e limpeza.

A higiene compreende hábitos que visam a preservar o estado original do ser, que é o bem-estar e a saúde perfeita. Às técnicas de manutenção e preservação do bem-estar, saúde perfeita e harmonia funcional do organismo, dá-se o nome de hábitos higiénicos.

Higiene Pessoal

A higiene corporal envolve os hábitos de limpeza de todo o corpo, como os cuidados com os cabelos, pele, mãos e unhas, além da higiene íntima. Esses hábitos devem ser constantes, tanto homens quanto mulheres precisam estar atentos aos mínimos detalhes, como os produtos certos a serem usados e as doenças evitadas com a limpeza do corpo.

Além disso, a higiene com as roupas que usamos também é importante. Usar as roupas íntimas uma vez e lavá-las é umas das regras, como deve ser com as camisetas - as calças podem ser usadas mais de uma vez antes de lavar. Outro procedimento importante é passar as roupas: além de dar uma aparência melhor às vestimentas ainda elimina microrganismos causadores de alergias, deixando-as esterilizadas.

Cuidados com os cabelos

Os cabelos precisam de um cuidado especial no que diz respeito à limpeza; afinal, ele é um grande acumulador de sujeiras e gorduras. Por isso é importante lavá-lo em dias alternados, pois o excesso de lavagem também não faz bem à saúde dos cabelos, deixando-os ressecados.

Lavar os Cabelos

Prefira sempre produtos específicos para o seu tipo de cabelo e os champôs mais espumantes, porque a espuma que se faz na hora de lavá-los funciona como um imã para partículas de gordura e sujeira acumuladas.

Dessa forma, ao aplicar o champô, é preciso esfregar o couro cabeludo com as pontas dos dedos, suavemente, visando fazer bastante espuma para eliminar todas as impurezas. O que muitos cabeleireiros recomendam é repetir esse processo duas vezes, pois uma única vez não limpa o suficiente.

Mantenha sempre os cabelos hidratados, penteados e bem cortados. Essas recomendações são necessárias para mantê-los longe dos piolhos, caspas, a oleosidade excessiva, o mau cheiro, da tintura de cabelo excessiva que danifica e pode causar até queda de cabelo.

Cuidados com a pele

A pele requer sempre cuidados especiais. Antes, você deve conhecer sua pele, saber se é seca ou oleosa, para poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (599.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com