TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matas Ciliares: Qual a origem da expressão matas “ciliares”?

Por:   •  1/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

1) Qual a origem da expressão matas “ciliares”?

Vem do fato de serem tão importantes para proteção de rios e lagos.

2) Aponte razões (5) que justificam as matas ciliares serem consideradas Áreas de Preservação Permanente pelo Código Florestal.

Proteção contra assoreamento; proteção contra a contaminação por agroquímicos e fertilizantes; maior infiltração; melhoria da qualidade de água; remanescentes florestais nas propriedades rurais (corredores ecológicos).

3) Uma das finalidades das matas ciliares é evitar ou reduzir o chamado assoreamento dos cursos d’água. O que significa?

Evitar. É evitar que a água da chuva leve pedras pro rio, podendo ser soterrado.

4) Quais as principais causas da remoção ou destruição gradativa das matas ciliares ao longo do tempo?

Distúrbios naturais; distúrbios causados pelo homem; expansão de áreas cultivadas e urbanas; obtenção de madeira; incêndios; extração de areia; turismo.

5) O Novo Código Florestal de 2012 não alterou o que Código de 1965 já exigia em termos de APP a ser preservada no entorno de recursos hídricos. Por exemplo, para um córrego ou rio de largura até 10 m deve-se preservar 30 m em cada margem, e assim por diante. O que foi alterado, em benefício ao produtor rural, foram as distâncias em caso de necessidade de reposição da mata ciliar removida, passando a utilizar não mais o critério exclusivo da largura do curso d’água, mas principalmente o tamanho da propriedade, estabelecido em módulos fiscais, conforme pode ser observado na Tabela 1. Quanto é um módulo fiscal em seu município?

Maior que 10 módulos, 300 ou mais metros de largura.

Dependendo do número de módulos fiscais que cada propriedade possui, quando apresentarem menos de 4 módulos fiscais a distância a ser reposta com mata ciliar pode variar de 5 a 15 m, independente da largura do rio. Porém, em propriedades com mais de 4 módulos fiscais a regra pode estabelecer distâncias variadas (Tabela 1).

▪ Por exemplo: qualquer que seja a largura do rio, para uma propriedade

6) Exercite o caso de uma propriedade com área de 13 módulos fiscais: a) Com um curso d’água de 22 m, a reposição mínima da mata ciliar removida deve ser de quantos metros da margem? E se o curso d’água apresentar 80 m de largura? E se apresentar 220 m de largura?

A) mínima de 600m. B) Mínima de 2400m. C) Mais de 6000m.

D) 7) Qual a distância mínima e máxima a ser recuperada, conforme o tamanho da propriedade, no caso de reposição da mata ciliar no entorno: a) de nascentes? Mínima e Máxima de 15m. b) de lagos e lagoas? De 5 a 30m; e c) de veredas? De 30 a 50m.

A recomposição das matas ciliares pode ser realizada utilizando métodos como: a regeneração natural, sem intervenção antrópica; mediante plantio total da área; por enriquecimento de indivíduos e espécies, em casos que ainda existe uma mata ciliar, mas degradada; ou, em casos de pequenas propriedades, o estabelecimento de um sistema agroflorestal.

8) A decisão pela recuperação de uma mata ciliar por regeneração natural, sem intervenção de plantio, depende da avaliação de várias condições existentes ou não na área. Dentre elas, foram apontadas a presença de fontes de sementes próximo (1), do banco de sementes (2) já existente, do nível de degradação da área (3) e a presença de espécies invasoras agressivas (4). Procure na internet informações a respeito e discorra sobre a importância de cada um destes fatores na regeneração natural.

Por meio desse processo, as matas possuem a capacidade de se recuperarem de distúrbios naturais ou antrópicos. Ao sofrer um distúrbio, como um incêndio ou desmatamento, a chamada sucessão secundária se encarrega de promover a colonização da área aberta e conduzir a vegetação através de uma série de estádios sucessionais, caracterizados por grupos de plantas que vão se substituindo ao longo do tempo, modificando as condições ecológicas locais até chegar a uma comunidade bem estruturada e ecologicamente mais estável. Essa técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com