TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA

Édna Gonçalves Matias

Orientadora: Roseli Rocha

RESUMO

Este trabalho apresenta a importância das experiências em ciências e suas contribuições nos processos de ensino aprendizagem. É necessário buscar soluções e métodos aliados ao interesse dos alunos, para ensinar e promover conhecimento através de recursos que despertem o gosto pelo aprendizado. Esse trabalho se justifica pela necessidade de uma inovação no ensino, sanando dúvidas e promovendo o aprendizado, com sugestões didáticas que podem e devem ser inseridas nas escolas para uma educação eficaz e de qualidade.        Nas grandes cidades, as salas de aula de tais escolas tem pouco espaço físico, são ruidosas, quentes e escuras, desencorajando qualquer outra atividade que não seja a aula tradicional. A arquitetura pobre e o mobiliário desconfortável e precário dificultam o trabalho intelectual de alunos e mestres. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a dificuldade dos alunos em compreender conteúdos das ciências, pode ser minimizadas através da utilização de aulas experimentais, que o auxilia na compreensão dos temas abordados e em suas aplicações no cotidiano, proporcionando a relação entre a teoria e a prática.

Palavras chaves: Ciências; Ensino aprendizagem; Aulas experimentais.

ABSTRACT

This paper presents the importance of science experiments and their contributions in teaching-learning processes. It is necessary to seek solutions and methods allied to the interest of the students, to teach and promote knowledge through resources that arouse the taste for learning. This work is justified by the need for an innovation in teaching, solving doubts and promoting learning, with didactic suggestions that can and should be inserted in schools for effective and quality education. In large cities, the classrooms of such schools have little physical space, are noisy, hot and dark, discouraging any activity other than the traditional classroom. Poor architecture and uncomfortable and precarious furniture make the intellectual work of students and teachers difficult. The methodology used was bibliographic research. It is concluded that the students' difficulty in understanding science contents can be minimized through the use of experimental classes, which helps them to understand the topics addressed and their daily applications, providing the relationship between theory and practice.

Keywords: Sciences; Teaching learning; Experimental classes.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a sociedade vem se submetendo a mudanças de todo o tipo, havendo mudanças significativas na forma de vida do ser humano e assim o ensino não passa incólume a essas mudanças. Uma prática pedagógica baseada na utilização de fatos do dia a dia para ensinar conteúdos científicos pode caracterizar o cotidiano em um papel secundário, ou seja, este servindo como mera exemplificação ou ilustração para ensinar conhecimentos químicos.

De acordo com as orientações curriculares para o Ensino Médio (2008) a importância da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias no desenvolvimento intelectual do estudante de Ensino Médio estão na qualidade e não na quantidade de conceitos, aos quais se busca dar significado nos quatro componentes curriculares: Física, Química, Biologia e Matemática.

A Ciência é uma ciência fatual e natural, pois o seu sistema de conhecimento é construído a partir de fatos e os fatos que ela lida são os da natureza. Nos dias atuais, o motivo de ensinar ciências é para a formação de cidadãos conscientes e críticos. A ciência é também uma linguagem, que deve ser facilitadora da leitura do mundo.

O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com as formas naturais que ocorrem em seu meio. Trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido.

O objetivo geral deste estudo é discutir a importância das experiências no ensino de ciências. Mais especificamente, apresentar a importância da ludicidade nos processos de ensino aprendizagem e verificar as contribuições nos processos de ensino aprendizagem.

A metodologia empregada para a realização deste trabalho será a técnica de pesquisa bibliográfica, através de consultas em fontes bibliográficas de pesquisa desenvolvida por matérias já utilizadas, pela elaboração do tema em livros, sites e artigos pertinentes sobre o assunto.  

De acordo com Gil (2002), a pesquisa bibliográfica diz respeito ao conjunto de conhecimentos humanos reunidos em obras já publicadas, tendo como base a condução do pesquisador a um determinado assunto e a produção de novos conhecimentos através da coleção, armazenamento, reprodução, utilização e comunicação das informações coletadas para o desenvolvimento da pesquisa.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

As teorias educativas tradicionais concebem o fenômeno educativo como uma relação de causa-efeito, linear, preconcebido, ordenado e estabilizado em uma aula onde: o professor ensina e os alunos aprendem, utilizam-se materiais auxiliares para o ensino e se desenvolvem algumas dinâmicas que a própria teoria diz como controlar. Essa concepção de educação, assentada sobre as premissas do pensamento cientifico de finais do século XIX, que se pauta pelo ensino e confere ao professor e aos conteúdos curriculares papel central no processo, ainda hoje guia as práticas escolares (KLEIN, 2013).         

Para que se prepare um indivíduo crítico, os cursos de ensino médio precisam se estruturar de forma a possibilitar a formação interdisciplinar requerida do profissional ou cidadão. Para tanto, o estudante deverá ter a oportunidade, durante sua estada na escola, de vivenciar experiências de ensino-aprendizagem, através de contato com docentes, fontes bibliográficas e novas experiências. Deverá, igualmente, participar de atividades de pesquisa com formulação de problemas e busca de soluções, e da transferência desses conhecimentos especializados à sociedade (ZUCCO et al, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com