TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação do Novo Código Florestal

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

1. Qual a temática principal abordada no filme?

R=A implantação do Novo Código Florestal e sua consequência, no impacto ambiental.

2. Indique e conceitue os termos ecológicos/biológicos utilizados no documentário.

R= Os bióticos com atividades que dependem da ação de polinizadores, insetos e animais que necessitam das florestas para auxiliar a produção de alimentos. Abióticos com a degradação do solo e os recursos hídricos fragilizados.

3. Qual o histórico da legislação ambiental, desde o primeiro Código Florestal, tratada no documentário?

R- O código Florestal de 1965 foi feito por pessoas preocupadas, na sua época com o futuro da agricultura brasileira, pois a forma de uso da terra, e o desmatamento continuo não preservava as condições mínimas para ter vitalidade da agricultura nas regiões onde era usada. Na área ambiental, sobretudo na área florestal a principal punição é a administrativa e não judicial.

4. Quais as diferenças no processo da elaboração do Código Florestal de 1965 e o de 2012 denominado de “o novo Código Florestal”?

R= O código de 1965

A nova lei diminuiu as nascentes. Antes todos proprietários rurais deveriam proteger no mínimo 50 metros de florestas ao redor das nascentes.

Agora com a possibilidade de manter plantações e pastagens a título de área rural consolidada, à proteção será de apenas 15m a diminuição da área originalmente protegida foi de 70%

5. Quais as principais diferenças entre o Código Florestal de 1965 e o de 2012?

A nova lei diminuiu a proteção as encostas íngremes e topos de morro antes todas as encostas com mais de 45 graus de inclinação e todos topos de morro deveriam ser mantidos com vegetação nativa. Agora todas as encostas com mais 45 graus de inclinação e todo topo de morro irregularmente desmatado até 2008 poderão permanecer com pastagens ou plantações.

6. Indique ao menos um ponto de vista divergente entre os entrevistados e esclareça cada um deles.

Moreira Mendes tem opinião a favor e diz: A reserva legal é uma expropriação da propriedade privada e o proprietário rural ainda é responsável pela conservação daquela reserva legal. São coisas que não fazem sentido mais tudo isso é pela defesa do chamado ''meio ambiente.''

Blairo Maggi tem opinião a favor e diz: É como alguém, na cidade um apartamento de 100m e a prefeitura dizer que só pode usa 20m e o restante é para as barbatas, lagartos e bichos da casa.

7. Identifique um aspecto social envolvido aos possíveis danos ambientais provocados aos ecossistemas manguezais.

R= Alterações nas propriedades físicas e biológicas do manguezal. Com o aterro e o desmatamento para fazer um evento de interesse social com ( A vinda do papa ao Brasil). Além de prejudicar famílias que dependem dos manguezais para sobreviver.

8. O que podemos entender na frase “privatizar o lucro e liberar o prejuízo”? Cite um exemplo.

R= É uma forma de privatizar os recursos. Reforma agraria às avessas, perdas de múltiplas funções dos manguezais pra beneficiar uma.

9. Porque a restauração ecológica pode ser uma alternativa para a manutenção da função ecossistêmica e conservação dos recursos naturais?

R= Porque o homem atinge áreas de forma direta e indiretamente em ecossistema degradados ou alterados, e a restauração é a alternativa para facilitar ou acelerar o processo natural da sucessão ecológicas.

10. Quais os impactos ambientais, sociais e econômicos provocados pela redução das áreas de Reserva Legal e a Área de Proteção Permanente (APP)?

R=Aumento da temperatura do solo com a retirada da cobertura que protege o solo. O primeiro impacto é sobre as ostras, caranguejos e peixes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com