TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Arte Na Educação Infantil

Artigo: A Importancia Da Arte Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTANCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quando se fala em Educação Infantil é importante associá-la ao faz-de-conta, a ludicidade e no prazer por atividades diferenciadas, saindo do tradicionalismo do quadro negro e das incansáveis atividades no caderno. Prima-se por metodologias de ensino onde o lúdico se faz presente, onde o desenvolvimento psicomotor, social e intelectual esteja ativo e a todo vigor promovendo o melhor para a formação do pequeno aluno.

Não se pode deixar de destacar que a criança é o principal agente da educação, onde tudo está destinado a ele, portanto, definir a palavra criança e compreender o seu real significado dentro do ambiente escolar é fundamental para o planejamento de uma didática voltada a sua formação. De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1988), menciona a criança como

[...] a criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca (BRASIL, 1998, p.21).

A criança é um sujeito ativo e integrante da sociedade, embora seu papel seja o de brincar e formar-se como cidadão, sua participação no meio social por menos que se pareça desconsiderável, marca uma trajetória histórica tanto na vida particular quanto ao meio que essa criança vive. A criança tem uma incrível capacidade de motivar toda uma comunidade a conquistar, refletir e libertar-se do individualismo, da ganância e do egoísmo, pois a simplicidade e inocência de uma criança deve ser mantida e considerada pelos adultos que a rodeiam.

É dada a escola uma grande carga de responsabilidade de educar e ensinar, porém a base deve ser destinada como papel da família, que por sua vez, preconiza o melhor para seu filho. A escola como uma entidade de ensino tem oferecido muito além de sua capacidade, tem apoiado as famílias e estado aberto à comunidade para auxilio as questões sociais. Libâneo (1991) descreve o ensino como,

O ensino somente é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os objetivos de estudos do aluno e é praticado tendo em vista o desenvolvimento das suas forças intelectuais. [...] Quando mencionamos que a finalidade do processo de ensino é proporcionar aos alunos os meios para que assimilem ativamente os conhecimentos é porque a natureza do trabalho docente é a mediação da relação cognitiva entre o aluno e as matérias de ensino (LIBÂNEO, 1991, p. 54-55).

O trabalho do professor exige além de muita preparação, o “jogo de cintura” de criar uma ponte entre o objeto de estudo e o aluno, onde nesta trajetória o caminho a ser seguido pode ser denominado como a aquisição de conhecimentos, já que para que o ensino ocorra de maneira satisfatória é preciso haver um entrosamento entre alunos e professores destinados aos mesmos objetivos.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998), as instituições de Educação Infantil além do conhecimento devem oferecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, ao mesmo tempo em que se sintam seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com