TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção Pública Sobre O Bem-Estar De Animais De Zoológicos

Por:   •  22/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.704 Palavras (11 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 11

PERCEPÇÃO PÚBLICA SOBRE O BEM-ESTAR DE ANIMAIS DE ZOOLÓGICOS

PUBLIC PERCEPTION OF ANIMAL WELFARE IN ZOOS

Gabrielle Mori[1]

Thiago Maia Davanso[2]

RESUMO

O número de visitantes nos zoológicos vem crescendo a cada ano, podendo ser por motivos de lazer e até mesmo aqueles com interesse ecológico/ambiental. Com isso os zoológicos vêm cada vez mais trabalhando tanto para o bem-estar animal quanto para mostrar ao público o trabalho de conservação e pesquisa que exercem. O estudo foi realizado por meio das redes sociais tendo como objetivo avaliar a opinião do público em relação ao bem-estar animal e à importância dos zoológicos. Atualmente eles têm como função a conservação, pesquisa, educação e lazer, e trabalham para levar as pessoas um pensamento crítico em relação a sua importância. Os resultados do presente estudo mostraram que 75% do público acredita que os zoológicos são importantes, entretanto, aproximadamente 94% respondeu que um espaço físico maior seria melhor para o bem-estar dos animais, porém, outros fatores devem ser considerados, tais como recinto adaptado a cada espécie e cuidados veterinários. Conclui-se que a maior parte do público tem consciência de que os zoológicos contemporâneos são importantes para a conservação dos animais, para pesquisas e educação ambiental.

Palavras-chave: avaliação, conservação, bem-estar, zoológicos

Abstract

The number of visitors to zoos has been growing every year, and can be for leisure purposes and even those with ecological/environmental interest. With this, zoos have been increasingly working both for animal welfare and to show the public the conservation and research work they do. The study was conducted through social networks with the objective of assessing the public´s opinion on animal welfare and the importance of zoos. Currently they have conservation, research, education and leisure as their function, and they work to bring critical thinking to people regarding their importance. The results of this study showed that 75% of the public think that zoos are important, however, approximately 94% responded that a larger physical space would be better for the welfare of the animals, however, other factors must be considered, such as enclosure adapted to each species and veterinary care. It is concluded that most of the public is aware that contemporary zoos are important for animal conservation, research and environmental education.

Keywords: evaluation, conservation, welfare, zoo

  1. INTRODUÇÃO

Manter animais em cativeiro para pesquisas e conservação sempre foi do interesse do homem¹. Desde a antiguidade é relatado coleções de animais em cativeiro, sendo a da cidade de Ur na Suméria a mais antiga que se tem registro, datando de 2300 a.C., porém, muitas vezes esse dado é desconsiderado por falta de maiores informações sobre quais animais eram mantidos nessa coleção¹.

Para alguns pesquisadores, o primeiro zoológico considerado foi o do Rei Ptolomeu I do Egito, coleção herdada de Alexandre, que através de seu exército obteve os mais diversos animais do mundo¹. O tutor de Alexandre, o filósofo grego Aristóteles escreveu “A História dos Animais”, sendo um dos primeiros livros destinados a área de zoologia. Algumas coleções serviram somente para entretenimento e demonstração de poder¹.

Até o século XIX os zoológicos tinham como função demonstrar a variedade dos animais e suas adaptações, onde a maioria dos animais viviam em espaços inapropriados considerados jaulas². Somente a partir da metade do século XX que a sua função passou a ser a compreensão comportamental dos animais e seus respectivos tipos de habitats. De modo que houve um avanço no desenvolvimento profissional, e posteriormente um progresso no manejo das espécies².

Os zoológicos deixaram de ser uma simples “vitrine de animais” e passaram a ter como objetivos quatro pilares fundamentais: o lazer, a procura do público por animais exóticos e a baixa possibilidade de serem vistos pessoalmente em outras circunstancias, resulta no aumento de visitantes³. As pessoas têm mostrado grande interesse em se manter em contato com a natureza, isso é notado na grande procura por lugares com áreas verdes existentes na zona urbana³. O lazer é uma porta de entrada importante para o funcionamento do segundo pilar, a educação ambiental. Ela é responsável por sensibilizar tanto as pessoas que visitam os zoos, como a comunidade que o cerca. O terceiro pilar para o funcionamento dos zoos é a pesquisa, que se mantem sempre à disposição para parcerias com universidades para o desenvolvimento e a produção de cada vez mais conhecimento sobre os animais para que possam sempre melhorar seu bem-estar e os cuidados necessários.

E por último, mas não menos importante, considerado o principal pilar de funcionamento dos zoológicos, temos a conservação, para que as espécies em risco de extinção não sejam extintas.

Atualmente por consequência e consciência é que a grande maioria dos zoológicos se tornem centro de pesquisa e conservação². O conceito de conservação foi idealizado em 1985 por Walter G. Rosen do National Research Council / National Academy of Sciences (NRC/NAS) durante seu planejamento para realizar um encontro sobre diversidade biológica4, e significa manter, cuidar e preservar algo5; em biologia faz referência a proteção do meio ambiente no geral, onde visa garantir subsistência aos seres humanos, evitando o esgotamento dos recursos. Mas com o alto crescimento populacional, acabamos por fim utilizando da natureza mais do que ela suporta repor esses recursos.

A maior biodiversidade do mundo é encontrada no Brasil e com o aumento da atividade do comércio ilegal da fauna e da flora, pesa a necessidade de implementar políticas públicas mais eficientes em relação a planos de conservação6.

É devido ao tráfico de animais, ao desmatamento, queimadas e a caça que muitos animais são encaminhados para os zoológicos feridos e debilitados; onde são examinados e cuidados. Se possível, depois que o animal estiver completamente recuperado, é feito a avaliação da área de soltura e é necessário a autorização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado; caso contrário o animal é destinado a um recinto do zoológico ou algum mantenedor da fauna silvestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (551.8 Kb)   docx (283.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com