TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  5/5/2017  •  Dissertação  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

A QUESTÃO AMBIENTAL

     O processo de industrialização, com o avanço da ciência e da tecnologia, tem trazido ao homem benefícios como longevidade, conforto, bem-estar, enfim, uma melhor qualidade de vida. Porém esse processo tem feito uma vítima. Fatores como o mau uso dos recursos proporcionados pela industrialização, à ganância do homem e o descuido do poder público têm acarretado seríssimos problemas a o meio ambiente.

     A poluição dos rios: as águas dos rios acabaram se tornando um grande esgoto. Exemplo disso é o rio Tietê.

      Os chamados ’’buracos’’ na camada de ozônio são o exemplo mais alarmante atualmente. São causados pelo uso de gases como o CFC. Esses ’’buracos’’ liberam a entrada de raios solares nocivos ao homem, trazendo problemas à saúde como o câncer de pele. O uso de CFC tem diminuído continuamente em todo o mundo, devido a assinatura do protocolo de Montreal, por mais de cinquenta países, mas a reconstituição completa da camada de ozônio levará mais de um século.

       Estudos indicam que, devido ao efeito estufa e, consequentemente, ao aquecimento da Terra, já são visíveis os recuos das geleiras em ambos os polos. O derretimento das geleiras pode provocar o transbordamento do oceano, inundando, assim, muitas cidades costeiras.

        A situação está se agravando cada vez mais, e as pessoas pensavam que esses problemas seriam vivenciados por nossos netos e bisnetos. Estavam enganados.

        As alternativas para o controle da poluição: desenvolvimento sustentável, que trata de desenvolvimento econômico e consumo de bens de recursos, de modo a permitir que os recursos naturais tenham tempo para se renovar sem poluir o meio ambiente. É uma causa que deve ser abraçada por toda a humanidade mais cedo possível, para garantir a continuidade de nossa espécie e da vida no planeta.

        Reciclagem de lixo, que consiste em separar o lixo em seis categorias: papel, plástico, metal, vidro, materiais orgânicos e materiais não recicláveis. E reaproveitando-os evitando a destruição de mais recursos naturais.

        Uso racional de inseticidas e o controle biológico, os praguicidas são outro problema sério e preocupante, pois afetam os seres que ficam expostos a eles e ao meio ambiente. Biólogos do mundo inteiro estão buscando na própria natureza meios seguros de conter as pragas, ou seja, encontrar um predador ou parasita da praga que se precisa combater e introduzi-lo nas plantações. É o chamado controle biológico.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com