TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sistema de Gestao Ambiental

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE GESTÃOAMBIENTAL

preocupação com o meio ambiente, políticas ambientais, sustentabilidade e poluição, regida pelas leis de Direitos Ambientais e pelas instituições particulares, de difícil resultado por ser uma política ainda praticada isoladamente pelas organizações, que visa sistematização de medidas ambientais e a melhoria/eficiência do compromisso das organizações com o meio ambiente.

O QUE É?

É a preocupação com o meio ambiente e a criação de um sistema de sustentabilidade é um tema abordado mundialmente.

RESULTADOS

Os resultados de um SGA, ainda não são tão eficazes, por ser uma política ainda praticada isoladamente pelas organizações e distribuída em diversos setores e cargos da organização, que surge apenas em momentos de emergência ou em medidas isoladas como motivo de desafios.

MELHORIAS E EFICIENCIA

fica difícil a eficiência na busca dos resultados eficazes e a solução de problemas reais. Há implantação do SGA visa à sistematização de medidas ambientais e a melhoria/eficiência do compromisso das organizações com o meio ambiente.

DESENVOLVER, IMPLEMENTAR E GERENCIAR

Elaborando as políticas ambientais, gerenciando seus aspectos e os resultados.

CERTIFICAÇÃO

provam a conformidade que uma organização esta com os requisitos e normas legisladoras dos Direitos Ambientais, e devem ser apresentados aos seus clientes, fornecedores, funcionários e sociedade em geral, assim ampliando a confiabilidade e competitividade da organização com outras organizações.

ISO 14001

que ratifica a criação do SGA como um orgão funcional de uma organização, sendo necessários para seu pleno funcionamento o Planejamento, Execução, Checagem e Ação (PDCA).

LONGO PRAZO

seus resultados devem ser implantados com todos os setores da organização. Tendo como responsáveis a alta administração da organização que delega funções aos diversos setores, buscando a coesão de todos na busca da melhoria voltada a metas ambientais, atraindo novos clientes e mantendo os existentes e assim valorizando o produto da organização.

A implantação de um SGA gera muito trabalho e esforço para seu perfeito funcionamento, sendo mais fácil em pequenas e médias empresas (PME), pois a facilidade em comunicação entre os setores são menores e estrutura organizacional é menos complexa e ao mesmo tempo podem surgir limitações pára sua implantação.

CONCEITO

ciclo continuo de planejamento, implementação, revisão e melhoria das ações da organização para tingir as metas ambientais.

Para um bom funcionamento do SGA, a organização deve identificar não apenas os problemas, mas saber o porquê das ocorrências.

ORGÃOS COMPETENTES

Referente as autorização governamentais que a organização deve buscar para a implantação do SGA, são emitidos por órgãos governamentais que tenham força de lei, tais requisitos podem ser:

CERTIFICADOS COMPETENTES

legislação, estatutos e regulamentos; decretos e diretrizes; permissão, licenças e outras formas de autorização; ordem emitidas por órgão reguladores; sentenças judiciais;

leis consuetudinárias ou direitos do povo indígena e; tratados, convenções e protocolos.

OUTROS REQUISITOS

acordos com autoridades publicas; acordos com clientes; diretrizes não regulamentadas; princípios voluntários ou códigos de praticas; rotulagem ambiental voluntaria ou compromisso de gerenciamento de produtos; requisitos de associações comerciais; acordos com grupos comunitários ou organizações não governamentais; compromisso publico da organização ou sua matriz; requisitos de corporação e companhia.

POLITICA AMBIENTAL

atendendo sua política ambiental, O processo de implementação dos objetivos e metas são a base para a melhoria do desempenho ambiental

OBJETIVOS E METAS

considerar algumas entradas, como:

principio e compromisso em sua política ambiental; seus aspectos ambientais significativos; requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização; efeito do alcance dos objetivos em outras atividades e processos; pontos de vista das partes interessadas; opções tecnológicas e viabilidade; considerações financeiras, operacionais e organizacionais, incluindo informação de fornecedores e prestadores de serviços; possíveis efeitos na imagem da organização; descobertas a partir de analises ambientais; outras netas organizacionais.

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

deve ser incluída o compromisso com a preservação do meio ambiente isenta da poluição, com atendimento aos requisitos legais aplicáveis e outros subscritos pela organização buscando a melhoria continua.

INDICADORES

Após a escolha dos objetivos e metas, elas devem ser informadas a todos os setores da empresa a qual necessitem ser atingidas, e se possíveis incluir prazos fixos para o seu cumprimento.

ALTERAÇÕES

Quando ocorrem alterações nos processos, atividades, serviços e produtos, dentro do escopo do sistema de gestão ambiental, são recomendados que os objetivos, metas e programas sejam revisados, conforme o necessário.

ALTA ADMINISTRAÇÃO

eve fornecer os recursos essenciais para a implantação e controle do SGA, responder as alterações de seus requisitos, comunicação sobre questões do sistema de gestão ambiental com as partes interessadas, e fornecer condições para a operação e melhoria continuas do SGA, visando aumentar o seu desempenho.

RECURSOS

[1] recursos humanos, [2] qualificações especificas, [3] tecnologia, [4] financeiro, [5] capacitação, e [6] mecanismo de suporte

REVISÃO DE PROJETOS

revisado de forma para que esteja alinhado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com