TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Técnica de difração de raio x

Por:   •  8/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

OCEANOGRAFIA

QUÍMICA I – OC

Relatório Visita Técnica Labpetro

Matheus Zamborlini S. T. Ricco

Matheus BonjourLaviola

Bruno Valerin Estevão

Eduardo Zanoni

Vitória
2016

Laboratório 1

Laboratório de Raio X. Técnica de difração de raio x. Raio x medicinal usado para identificar fraturas, trincas ou articulação que saiu do lugar. Há prata na chapa reveladora que fica em baixo do canhão de raio-x, quando a radiação passa pela parte muscular ela atravessa, mas quando encontra o CaCO3 no osso, ele acaba sendo retido.
No laboratório, no tubo onde há os leds acesos, é um tubo de cobre e a partir da interação com o tubo de cobre, esse raio-x passa e interage com a matéria(amostra). Após isso ela difrata.
Raio-x no laboratório sai na forma de um laser, de espessura bem fina, diferente do Raio-x medicinal.

Um exemplo é: podemos pegar uma concha do mar, tritura-la e pegar a calcita ou aragonita. De acordo com a difração da para identificar qual dos compostos estão na concha e podemos saber de onde veio a concha. Além disso, o raio-x contribui para encontrarmos o que há nos sedimentos presentes nas praias.

Laboratório 2 (química forense)

Espectrômetro de massa: pega uma molécula grande injeta dentro do equipamento com uma seringa, e a câmera tem uma diferença de polaridade. Quando a molécula é injetada ela é arrastada pra dentro do equipamento, quando é arrastada ela é quebrada em moléculas menores, há um eletro-imã campo magnético extremamente alto para que atraia e não deixe passar. A molécula que tem uma carga positiva e negativa, quando entra no campo magnético, ela começa a girar para que separe as moléculas. Quando separa, o especto que verá é um massa, terá as moléculas pequenas, no eixo y de intensidade e no eixo x de razão massa-carga. O porque disso é para recombinar as moléculas pequenas e formar maiores. É utilizado na produção de fármacos e na parte de balística. Também é usado para saber de procedência de drogas que são encontradas no Brasil.

Laboratório 3

Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear, onde diferentemente da ressonância medicinal que é feita a análise sobre o núcleo de hidrogênio (próton), neste equipamento a análise pode ser feita não só sobre o tempo de relaxação (onde é observado a oscilação dos spins do núcleo e dos eletróns sob a atuação de um pulso de radiofrequência), mas também sobre todos os elementos químicos e identificar quais são os átomos próximos a este elemento químico. A amostra é exposta a um campo magnético menor por se tratar de atuar sobre um corpo de menor dimensão.

O resultado e a interpretação do mesmo é efetuado após o processo de adesão de uma amostra solúvel dentro de um recipiente com níquel deuterado ( liquido adulterado) e o encaminhamento da mesma para o equipamento.

Laboratório 4

Laboratório de destilação, o que mais se assemelha a uma refinaria onde se pega o petróleo bruto (onshore ou off shore) e neste laboratório é dado o valor do mesmo (se ele é leve ou pesado). Neste local se pega o petróleo bruto coloca dentro de uma espécie de panela pra aquecer e degradar o petróleo, para pegar cada fração de material (óleo, borracha etc) eo resto do material q passa vai para a destilação a vácuo, para retirar o máximo de material possível do petróleo. Quanto menos processos o petróleo precisa passar para ser refinado, mais valioso ele se torna. Esse processo para determinar o valor do petróleo é importante para dizer em que parte da indústria o material extraído poderá ser utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com