TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia dos processos biologicos na pratica deatividade fisica

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

PRICIANA BERNARDO BALTAZAR – R.A. 114490

[pic 1]

ATIVIDADES DA 13ª SEMANA

Trabalho apresentado ao   Centro Universitário Claretiano para  a disciplina Fundamentos Biológicos como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Flavia ferreira.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CRARETIANO
2014

 "A importância dos processos biológicos na pratica de atividade física"

INTRODUÇÃO

É importante observar que o estudo dos fundamentos biológicos tem um papel fundamental no desempenho e no condicionamento físico de cada ser humano, respeitando as limitações de cada um na pratica esportiva.

A atividade física escolhida para este projeto é a hidroginástica, sendo esta uma atividade que traz inúmeros benefícios para o corpo humano.

Para o desenvolvimento deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre as células, suas constituições e funcionamento, a participação na composição dos tecidos e as possíveis diferenças étnicas raciais, e em seguida mostrar a importância do metabolismo celular e a  função dos tecidos na atividade escolhida.  

Observando sempre a importância da pratica de atividade física, sobre tudo a hidroginástica no caso de estimular o metabolismo celular os benefícios trazido pela mesma.

A CÉLULA: CONSTITUIÇÃO, FUNCIONAMENTO E PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DOS TECIDOS

Primeiramente vale lembrar que a célula é definida como a menor parte funcional de todo o organismo vivo capaz de se reproduzir originando novas células com características semelhantes, ela é constituída de três elementos basilares: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Existem diversos tipos de células, as mais complexas, com diversos compartimentos internos que exercem cada um, uma função específica, como também as mais simples.

As células estão ligadas diretamente com diversas funções do corpo, como nutrição, reprodução e processos ligados aos fundamentos biológicos e aspectos fisiológicos do corpo humano, e a atividade da célula é importante para manter a função orgânica do corpo, principalmente o sistema imunológico. A atividade física  e o estudo da atividade celular não serve apenas para proteger o corpo de doenças mas também para prevenir, fazendo com que o corpo crie hábitos que tendem a aperfeiçoar sua estrutura individual, auxiliando o corpo humano a ter  vida saúde.

A célula é composta por moléculas como água, carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos. Cada molécula é responsável por cumprir funções essenciais para sobrevivência humana. A membrana plasmática é uma estrutura fina que delimita a célula separando o meio extracelular do meio intracelular, ela é fundamental para a proteção e manutenção da célula.

A respiração da célula é feita  pelo mitocôndrio e está presente na produção de energia. Para a construção e reparo de tecidos entra as proteínas, lipídeos e minerais, para regular a fisiologia do corpo, entra as vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas e água.

A importância da composição dos tecidos, depende da participação das células, destacando que existem células-tronco que são importantes como qualquer outra do corpo humano, mas que se diferenciam das demais devido a sua capacidade de replicação, elas podem se multiplicar, ou até mesmo se tornarem em outro tipo de célula, tem a capacidade de se diferenciar em vários tecidos.

A biologia tecidual não precisa ser necessariamente igual, precisa apenas estarem empenhadas de alguma maneira conjunta em uma tarefa, o conhecimento da estrutura da carne e seus constituintes básicos bem como a bioquímica do músculo é fundamental para uma boa compreensão das propriedades funcionais de tecidos que são : muscular conjuntivo, epitelial e nervoso.

Em suas varias áreas de conhecimento, a biologia contribui para melhorar a qualidade de vida do ser humano com a cura ou prevenção de doenças, e com o estudo das células e tendo conhecimento do funcionamento do corpo, pode-se manter um corpo saudável tendo uma expectativa de vida maior.

DIFERNÇAS ÉTNICAS RACIAIS    

De acordo com resultados de pesquisas, não podemos afirmar com exatidão que o  desempenho de uma pessoa que pratica algum tipo de atividade física seja considerado apenas pela cor de pele, diversos fatores podem contribuir para um bom desenvolvimento.

Podemos considerar que  atletas com uma massa corpórea elevada e ossos pesados, seja ele de qualquer cor, acostumados a sobressaírem em esportes de força e velocidade, são facilmente perdidos num esporte como natação, a princípio recomenda a técnica acima da força.

É comum ver atletas negros que são mais fortes e com massa muscular maior, em provas de velocidade, a sociedade se acostumou com isso, é comum ver negros ganhar esse tipo de prova, e em prova de flutuação e leveza como a natação, e mais comum ver homens brancos ganhando, talvez a diferença esteja na sociedade e não na cor da pele ou raça. Cada raça inclusive cada grupo étnico tem sua própria estrutura.

Precisamos valorizar nossa diversidade em vez de teme-lá.

Não importa se há diferenças na cor da pele, nas feições do rosto, na estrutura ou na origem geográfica, geneticamente somos todos iguais.

A IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO CELULAR

O metabolismo celular é composto por reações químicas, físicas e biológicas que ocorrem no organismo dos seres vivos em uma lógica para o objetivo. Essas reações tem o princípio de gerar um ou mais produtos e assim conseqüentemente algum tipo de resíduo, conhecido como metabólico ou resíduo metabólico, são responsáveis pelos processos da síntese de degradação  dos nutrientes na célula e auxiliam no crescimento e reprodução da célula.

O metabolismo é dividido em:  anabólico e catabólico.

Catabólico -  é o consumo ou destruição de algum tecido ou substância, isso é processo de reação catabólica, que produzem quantidade de massa de energia livre, a partir da decomposição de moléculas mais complexas.

Anabólico -  é o contrario do catabólico, é a síntese de compostos e substâncias, com a finalidade de reparo, manutenção ou desenvolvimento, onde há produção de nova matéria orgânica nos seres vivos, é sintetizado a partir de moléculas simples ou mais complexas.(junqueira, et al, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (82.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com