TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A politização da questão e da educação ambiental

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 3

A politização da questão e da educação ambiental

Politizar a questão ambiental significa, em primeiro lugar, compreender e tratar os recursos naturais como bens coletivos indispensáveis a vida e sua reprodutibilidade e o acesso a esses recursos como um direito publico e universal. Significa reconhecer o meio ambiente como a base de sustentação para as sociedades humanas e não humanas.

Então, começa-se a falar em educação ambiental que, de acordo com o conceito dos Parâmetros Curriculares Nacionais, "é a contribuição para a formação de cidadãos mais conscientes". É nesta perspetiva de conflito entre turismo e conservação do meio ambiente, que surge o conceito de desenvolvimento sustentável, o qual representa uma tentativa de busca da qualidade de vida para a sociedade atual e para gerações vindouras e um desenvolvimento socioeconómico equitativo.

O conceito de meio ambiente tem recebido muitas interpretações, as vezes com o objetivo de amplia-lo e torna-lo um tanto quanto politico, outras com o objetivo de reduzi-lo e torna-lo mais próximo de interesses peculiares. Tomamos como parâmetro o conceito desenvolvido pelo professor Artur de Oliveira O ambiente e o homem e o seu lugar. Mais do que isso, e o homem no seu lugar, no seu entorno e a integração sistêmica que se da entre o homem e o restante interativo, com as suas devidas funções orgânicas de autorregulação (Oliveira, 1999,p.40-41.

Ao longo da discussão que se da em torno da educação ambiental, a importância do conceito de meio ambiente e justamente o delimitador do tema em questão. Vem a propósito aludir ao fato de que a quem a considere a expressão meio ambiente com seus respectivos inconvenientes, pois não faria sentido falar de meio se a intenção consiste em analisar a totalidade das interações. Melhor seria utilizar somente a expressão ambiente.

Por sabermos da educação ambiental como permeadora de uma educação transformadora e construtora de novas posturas, hábitos e condutas (Pedrine, 1997, p.72) e que acreditamos que a reflexão de Freire poderá colaborar como uma orientadora para os trabalhos a serem desenvolvidos junto aos trabalhadores. Isto também entendemos e acreditamos que a educação ambiental somente será verdadeiramente transformadora se for fruto da própria comunidade, por meio do respeito e do reconhecimento dos saberes dessas populações.

O ecoturismo surge, então, para unir o útil ao agradável, ou seja, a sustentabilidade do meio, através da educação ambiental e o uso adequado do meio ambiente. Iniciando a abordagem do tema, fala-se do ecoturismo e seus impactos ambientais negativos e positivos. Em seguida, mostra-se a importância da educação ambiental e a conservação do meio ambiente.

O homem e a natureza: uma parceria que pode dar certo.

DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O conceito de Educação Ambiental varia de interpretações, de acordo com cada contexto, conforme a influência e vivência de cada um.

Para muitos, a Educação Ambiental restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc. Dentro desse enfoque, a Educação Ambiental assume um caráter basicamente naturalista. Atualmente, a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro  pensado  e  vivido  numa lógica de  desenvolvimento  e progresso ( pensamento positivista). Neste contexto, a Educação Ambiental é ferramenta de educação para o desenvolvimento   sustentável  ( apesar  de  polêmico  o  conceito  de  desenvolvimento 6 sustentável, tendo em vista ser o próprio “desenvolvimento” o causador de tantos danos sócio-ambientais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com