TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGROECOLOGIA COMO FORMA DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

Por:   •  18/3/2017  •  Artigo  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

AGROECOLOGIA COMO FORMA DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

Nathália Medeiros Guimarães1

RESUMO

O presente artigo apresenta a importância da agricultura sob os princípios ecológicos em seu manejo manual e tecnológico, a qual se destina a própria agroecologia, para a conservação que privilegia a preservação ambiental, a agrobiodiversidade, os ciclos biogeoquímicos e a qualidade de vida humana. A pesquisa fora feita de caráter predominante bibliográfico, servindo, portanto, como base para análise da relevância da natureza para a realização funcional do metabolismo eficiente dos seres vivos a partir dos alimentos obtidos por meio da técnica da agroecologia. No entanto, com a modernização da agricultura problemas relacionados com seu cultivo, manipulação de plantas e solo, chegaram não só para ajudar a subsistência da família, como também a própria deterioração do local (solo) e a morte das plantas.

Palavras-chave: Agricultura. Subsistência familiar. Agroecologia. Equilíbrio ecológico.

Abstract

This article presents the importance of agriculture under the ecological principles in its manual and technological management, which is aimed at the own agroecology, for the conservation of the natural balance of the environment. The research was made of a predominant bibliographical character, serving, therefore, as a basis for the analysis of the relevance of nature for the functional realization of the efficient metabolism of living beings from the food obtained through the technique of agroecology. However, with the modernization of agriculture problems related to their cultivation, handling of plants and soil came not only to help the family's livelihood, but also the very deterioration of the place.

Key words: Agriculture. Family subsistence. Agroecology. Ecological balance.

Introdução

A agricultura familiar como forma sustentável alterou não apenas a relação existente entre o homem e a natureza em seus aspectos intrapessoais, como também a manutenção entre a sustentabilidade do meio ambiente. Assim como apresenta os métodos utilizados pela agricultura convencional interligando-os com suas devidas consequências em meio a Revolução Verde.

Este artigo fora embasado no método teórico-metodológico, na qual apresenta ênfase no apoio interdisciplinar, inferindo nos reais problemas que a agricultura causa nas várias áreas do conhecimento para a alimentação. Haja vista é um método que visa a apresentação da realidade em uma visão sistêmica que permite o estudo do comportamento da agricultura como um todo integrado, que inclui desde o meio natural ao sistema social.

Agroecologia, qualidade de vida e meio ambiente

A agroecologia é uma ciência que visa a perspectiva ecológica, focando não somente a produção, mas também a sustentabilidade ecológica nos sistemas que envolvem sua produção. Esta, por sua vez, avalia o efeito das tecnologias sobre os sistemas agrícolas e, sobretudo, a sociedade como um todo. Trata-se, portanto, de um manejo agricultor que engloba aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos. Por isso, devem dispor de diversos conhecimentos científicos, sejam eles: biólogos, zootécnicos, geógrafos, químicos, agronômicos, etc. para disporem de uma sustentabilidade global.

Em uma definição mais ampla Guzmán e Molina (apud CAPORAl, p.293, 2009) entendem que a Agroecologia:

 Corresponde a um campo de estudos que pretende um manejo ecológico dos recursos naturais, para –através de uma ação social coletiva de caráter participativo, de um enfoque holístico e de uma estratégia sistêmica – reconduzir o curso alterado da co-evolução social e ecológica, mediante um controle de forças produtivas que estanque seletivamente as formas degradantes e expoliadoras da natureza e da sociedade.

Com o advento do movimento ambientalista e o desenvolvimento da vertente ecológica, aprimorou-se a noção humana de bem-estar e qualidade de vida, principalmente no que tange melhores alternativas para alimentação, saúde e a própria subsistência. Dessa forma, a própria qualidade de vida humana é vista em prol do reflexo da alimentação de cada indivíduo. Esta alimentação, por sua vez, envolve indubitavelmente características da agricultura ecológica que delimita a utilização de alimentos saudáveis oriundos de práticas agrícolas ecológicas. Processos estes que são utilizados por pessoas que almejam um consumo alimentar consciente com seu corpo e o meio que o cerca, isto é, o equilíbrio socioambiental.

Para que haja o equilíbrio ambiental, os meios de produção nos sistemas de agricultura, seja ela orgânica, natural ou agroecológica, devem ser cultivados a partir de seus necessários cuidados, como por exemplo, evitar ou extinguir o uso de fertilizantes, agrotóxicos, aditivos e mudas alteradas geneticamente.

A prática agroecológica beneficia as diversas formas da agricultura, isto é:

  • Aumenta a resistência ecológica;
  • Melhoramento da saúde e consequente da nutrição humana, já que alimentos saudáveis ajudam o metabolismo humano;
  • Reduz a incidência de doenças e alergias devido a eliminação de pesticidas e agrotóxicos nos alimentos e plantas/ervas comestíveis;
  • Conserva a biodiversidade dos recursos naturais do meio ambiente, como o próprio solo, lençol freático, matéria orgânica e plantas;
  • Amplia o conhecimento social a respeito da sustentabilidade em recursos da própria subsistência alimentar;

Por essas práticas do processo manutenção agroecológica entende sua importância conforme Weid (2012, p.10) afirma que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com