TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA CONDIÇÃO POSTURAL DE TATUADORES A PARTIR DO MÉTODO RULA

Por:   •  25/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.216 Palavras (17 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 17

ANÁLISE DA CONDIÇÃO POSTURAL DE TATUADORES A PARTIR DO MÉTODO RULA - DISCIPLINA ERGONOMIA I – ENG9005

Anderson Vinicius Knoedler Farias – UFRGS – Engenharia de Produção

AnderFaria42@gmail.com

Ettore Arpini – UFRGS – Engenharia de Produção 

ettore.arpini@gmail.com

Humberto Gonçalves – UFRGS – Engenharia de Produção

humberto.silva.goncalves@gmail.com

A ser utilizado para realização do trabalho de Ergonomia 1 do curso de Engenharia de Produção. O objetivo deste documento é apresentar o modelo de formatação dos relatórios a serem produzidos na disciplina Ergonomia 1. Este documento serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Observe as instruções e formate seu trabalho de acordo com este padrão. Solicita-se que observe com atenção as indicações aqui contidas, pois uma formatação correta contribui para uma boa avaliação do seu trabalho.

1. Introdução

A crescente profissionalização da prática da tatuagem, assim como sua tendência de estabelecer-se em locais especializados não foi homogênea no mundo ocidental. Até bem entrados os anos sessenta, esta atividade permaneceu itinerante e manual, centrada na figura dos tatuadores, que se deslocavam por diferentes ambientes à procura de clientes, e, em numerosas ocasiões, percorrendo grandes trajetos em caminhões ou veículos que eram acondicionados como ateliês (PIERRAT, 2000, p. 210).  

Nos anos 1980, a tatuagem passa por uma nova fase: especialmente na Europa e nos Estados Unidos, esta atividade ingressa no mundo do mercado profissionalizado, com o estabelecimento de estúdios de caráter comercial, com equipamentos importados, materiais descartáveis, e diversos catálogos e revistas de desenhos disponíveis para a clientela fazer suas escolhas (MARQUES, 1997, p. 198). Tal transição aconteceu durante os anos oitenta e começo dos noventa no Brasil, e era um período que se caracterizava pela abertura de várias lojas modernas no meio urbano e uma simultânea proliferação de ateliês improvisados dentro do círculo doméstico (MARQUES, 1997, p. 198). A partir dos anos 2000, a Internet e as revistas especializadas se tornaram meios importantes de difusão, onde se pode encontrar a informação essencial e especialmente en vogue no momento, assim como os procedimentos e cuidados para realização e manutenção da tatuagem, os novos desenhos e estilos, dados históricos e curiosidades. O resultado desta mudança cultural foi a criação de um universo de apreciação e valoração desta nova expressão estética (LE BRETON, 2002, p. 178).

Devido a crescente apreciação da tatuagem como arte e da profissionalização deste ofício, existe uma busca dos estúdios de tatuagem para oferecerem condições ergonômicas adequadas aos seus clientes, deixando-os o mais confortável possível. Contudo, aos tatuadores lhe é, em geral, negligenciado este aspecto, sendo esses comumente expostos a posturas estáticas de longa duração e à vibrações manubraquiais de até 80 Hz. Como agravante, existem poucos estudos acadêmicos acerca do tema – um dos poucos existentes, no entanto, conduzido por Keester e Sommerich (2017), aponta através do emprego de eletrodos e questionários, que os tatuadores excedem os limites de esforços adequados em ao menos um dos grupamentos musculares.

Em particular, embora a Norma Regulamentadora NR¬17 estabeleça parâmetros que visam proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência ao trabalhador, a profissão do tatuador sequer é regulamentada no Brasil, existindo apenas um projeto de lei, não aprovado, o Projeto de Lei 199 de 2015, proposto pela Deputada Cristiane Brasil, que dispõe sobre o exercício da profissão de Tatuador e do aplicador de Piercing. Todavia, nos 17 artigos, contidos no PL, nenhum discorre sobre condições ergonômicas do trabalhador.

Evidencia-se, assim, a presença de um gap teórico-prático neste quesito. Dado o contexto, o presente estudo se propõe a analisar o posto de trabalho e a postura de tatuadores de um estúdio de tatuagem situado em Porto Alegre através da aplicação do Método RULA, objetivando analisar o risco das posturas assumidas por estes profissionais e os fatores que o agrava, bem como avaliar o grau de urgência de ações mitigadoras e, se possível, oferecer alguma proposta de melhoria.

2. Procedimentos Metodológicos

O presente artigo pode-se classificar, do ponto de vista da metodologia científica, quanto a sua natureza, à abordagem do problema tratado, aos seus objetivos e, ainda, aos procedimentos empregados para a sua realização.

No que tange à natureza do trabalho, este enquadra-se como pesquisa aplicada, pois se objetiva a geração de conhecimentos aplicados a um problema específico, prático e real (Moresi, 2003), a qual, de acordo com Severino (2000), costuma oferecer uma nova perspectiva sobre o tema abordado.

Em relação à abordagem empregada, é claro o seu caráter quantitativo, pois, de acordo com (Rampazzo, 2005), ocorre a quantificação de fenômenos, objetivando-se princípios explicativos. É interessante notar, contudo, a presença de instrumentos qualitativos, pois se por um lado a análise de fenômenos se dá de modo quantitativo, por outro, a obtenção dos dados empregados se verifica através do “contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente (...), [sendo esse o] próprio instrumento de observação, seleção, análise e interpretação dos dados coletados” (Godoy, 1995).

No que toca aos objetivos, esta pesquisa pretende oferecer aos leitores maior familiaridade com o setor de tatuagens e com as condições de trabalho de um profissional do ramo. O fato de a pesquisa ter como objetivo gerar mais conhecimento sobre um tema relativamente pouco abordado em pesquisas científicas leva à classificação do seu objetivo como exploratório, seguindo recomendação de Prodanoc e Freitas (2013).

Por fim, resta classificar a presente pesquisa quanto aos procedimentos: visto que os conhecimentos e métodos foram aplicados de forma prática em uma empresa específica, cataloga-se o presente trabalho como um estudo de caso (Gil, 2002).

Este estudo se utiliza de conceitos e metodologias da área de Ergonomia, valendo-se, sempre que disponíveis, de dados primários obtidos junto ao estúdio de tatuagem selecionado como referência para o estudo de caso, a qual está situada em Porto Alegre (RS). Quando necessário, empregaram-se dados de fontes terciárias de amplo reconhecimento. O elaborado pelos autores com uma estrutura lógica de aprofundamento das análises, na qual se analisou primeiramente a indústria de cafés no Brasil, então a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com