TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO AO CRESCIMENTO VEGETAL

Por:   •  7/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – ICEB[pic 1]

Departamento de Física

Curso de Ciências Biológicas

Disciplina Física Aplicada a Biologia- FIS120

_________________________________________________________________________________________________

APLICAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO AO CRESCIMENTO VEGETAL

O método científico, basicamente, consiste em observar fenômenos e registrar as características mais marcantes, tendo em vista modelar o agente de estudo. Portanto, para a aplicação do método, utilizamos como agente de estudo, quatro Girassóis, estes foram plantados em potes separados e atribuímos duas condições, sendo estas luz e água, tendo como variável o crescimento do caule e o número de folhas.

Dos quatro Girassóis analisados, dois ficavam expostos ao sol e dois a sombra, sendo que um em cada condição não era regado. Iniciamos o processo de medição no dia 21 (Girassóis expostos à sombra) e 23 de Novembro (Girassóis expostos somente no sol), finalizamos no dia 30 (exposto ao sol) e 31 de Janeiro (exposto à sombra) sendo que os dados foram analisados e anotados cerca de quatro vezes por semana.

Nos primeiros 10 dias de Dezembro no Município de Ouro Preto houve uma maior pluviosidade, sendo assim, os Girassóis que estavam expostos ao sol ficaram encharcados, alterando a condição do Girassol que não deveria se molhar.

Inicialmente os Girassóis que estavam expostos ao sol apresentaram crescimento acelerado, mas o que não recebia água acabou tendo o crescimento retardado e acabou morrendo em 10 de Janeiro, com 35,3 cm. Já o que recebia água continuou com seu crescimento acelerado, atingindo 143,7 cm. As plantas sofreram predação de invertebrados durante o período de medição, levando a morte de algumas folhas, mas foram retiradas assim que foi observada a presença destes animais.

O Girassol que estava exposto ao sol e que era regado tinha disponível mais recursos e condições para seu crescimento, portanto, apresentou o maior número de folhas (24). Estas constituem o aparato fotossintético, importante para o desenvolvimento sobrevivência da planta.

Os Girassóis que estavam apenas na sombra não apresentaram crescimento nos 10 primeiros dias, este se iniciou com 0,8 cm (com água) e 0,3 cm (sem água), durante todo o período de medição apresentaram crescimento lento, alcançando 37,5 cm e 30,1 cm, respectivamente.

Já os Girassóis que ficaram apenas na sombra não tinham as condições e recursos suficientes para o desenvolvimento da planta como um todo e apresentaram o menor número de folhas (5).

Os dados citados podem ser observados nos gráficos abaixo:

[pic 2]

Gráfico 01: Demonstrativo da taxa de crescimento do girassol exposto no sol.

[pic 3]

Gráfico 02: Demonstrativo da taxa de crescimento das folhas do girassol exposto no sol.

[pic 4]

Gráfico 03: Demonstrativo da taxa de crescimento do girassol exposto na sombra.

[pic 5]

Gráfico 04: Demonstrativo da taxa de crescimento das folhas do girassol exposto na sombra

A dinâmica do crescimento vegetal pode ser acompanhada por meio de fórmulas matemáticas, sua principal vantagem está na obtenção de informações a intervalos regulares, sem a necessidade de laboratórios e/ou equipamentos sofisticados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (88.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com