TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES, CRIATIVIDADES E RECREAÇÕES

Monografias: ARTES, CRIATIVIDADES E RECREAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ARTES, CRIATIVIDADES E RECREAÇÕES

FEIRA DE SANTANA

2014.2

LAYZA SANTOS MENEZES RA:

RITA DE CÁSSIA RA:

Trabalho de Conclusão do Semestre 2014.2, apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Educacional S.A., como requisito parcial para disciplina de Artes, Atividades e Recreações. Prof.ª . Marlene de Jesus França

FEIRA DE SANTANA 2014.2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DEPOIMENTOS 5

IMPORTÂNCIA DE CONTEMPLAR PRATICAS ARTISTICAS 9

O PAPEL NA ARTE PARA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA 9

PILARES PARA O DESENVOLVIMENTO EXPRESSIVO DAS CRIANÇAS 11

HABILIDADES 12

PLANO DE AULA 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

A educação de crianças pequenas em espaços coletivos tem uma história recente no Brasil, pois foi somente no fim do século XIX que surgiram as primeiras creches e pré- escolas, seguindo o modelo internacional da época. Atualmente, tanto a creche como a pré-escola , reconhecidas como Centros de Educação Infantil, tem como objetivos principal não só contribuir para a construção de novos conhecimentos e habilidades por parte das crianças, mas articula-se aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que essa articulação possa efetivamente ocorrer no universo da sala de aula, todas as ações e propostas pedagógicas dos Centros de Educação Infantil devem priorizar a criança cidadã; sujeitos de direitos, pois segundo Dahlberg, Moss e Pence (2003, p.105):

[...] a instituição dedicada a primeira infância, proporciona um espaço para atividades e relacionamentos, permitindo a construção de conhecimentos e identidade. Proporcionam às crianças ferramentas e recursos para explorar e resolver problemas, negociar e construir significados. Isso inclui o trabalho de projetos temático baseado na experiência do cotidiano, oferecendo às crianças a possibilidade de se expressarem em muitas linguagens.

Esses autores enfatizam que as instituições devem desenvolver um trabalho baseado na pedagogia do relacionamento, do diálogo e na ética do encontro. Nessa perspectiva, a criança é valorizada como alguém que constrói conhecimento e não alguém que será ensinado por outro que é portador de conhecimento, mas também a construção de significado é realizada na interação e no relacionamento com os pares.

À arte na educação, é importante destacar as possibilidades de aprendizagem e a importância da arte na educação. Antes de ser preparado para explicar a importância da arte na educação, o professor deverá estar preparado para entender e explicar a função da arte para o individuo e a sociedade. O papel da arte na educação é grandemente afetado pelo modo como o professor e o aluno veem o papel da arte fora da escola.

Como diz Barbosa, 1975: “A arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade, sua percepção, etc.; mas tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudos”.

DEPOIMENTO DAS ACADÊMICAS SOBRE TEMPOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA.

“Minha infância foi muito boa principalmente, quando ingressei na escola o que mais me destacou nas aulas de artes eram as datas comemorativas, lembro quando fizemos uma apresentação do dia do índio, foi fantástico, a pró confeccionou junto com os alunos fantasias feitas de jornais e enfeitadas com pena de ave, nos nossos rostos foram pintados com tinta guache, depois foi a apresentação onde fizemos uma roda e cantamos a música da Xuxa Brincar de Índio, foi muito divertido”.

“ O que mais me encantou em Artes, foi quando fiz um jarrinho para colocar flores para dar de presente a minha mãe, cortamos papeis coloridos e com uma garrafa pet vazia colamos todos os papeis que virou um lindo mosaico. Fiquei encantada pois no dia da homenagem as mães como não tinha comprado um presente fiquei feliz em da aquele que produzir”

“Eu me recordo de uma aula quando a professora colocou um filme para agente assistir e depois reproduzisse a cena que mais gostou em uma tela, com tinta guache, lápis e pincel, foi uma diversão saímos da escola todos sujos de tinta e a nossa arte ficou exposta na área da escola para que todos vessem”.

O modelo educativo vivenciado pelos membros do grupo favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos?

Sim, porque desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;

2-Com base nos relatos autobiográficos, qual parecia ser o objetivo das atividades artistas nos anos iniciais de escolarização? O grupo concorda com esta visão?

Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; demonstrando atitudes

Como professores, que alternativas o grupo poderia propor para utilização de recursos artísticos na sala de aula que proporcionem o pensamento crítico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade?

Criar um projeto para estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

Ao trazer o projeto de arte nos anos iniciais, estaremos contribuindo para o seu aprimoramento, pois esse tema tem sido abordado nas mais variadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com