TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

                           [pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE ENSINO:INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA(PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

NOME: ROSÂNGELA FLÁVIA DE OLIVEIRA VIANA

RA: 1837326

POLO BRASÍLIA/ASA SUL

2018

SUMÁRIO

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.......................3

1.2 O fax do Nirso ........................................................................3

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).....3

1.4 Uma pescaria inesquecível ....................................................4

1.5 A folha amassada ..................................................................4

1.6 A lição dos Gansos ................................................................4

1.7 Assembleia na Carpintaria .....................................................5

1.8 Colheres de Cabo Comprido ..................................................5

1.9 Faça parte dos 5% .................................................................5

1.10 O Homem e o Mundo ...........................................................5

1.11 Professores Reflexivos ........................................................6

1.12 Um Sonho impossível ..........................................................6

1.13 Pipocas da Vida ...................................................................6

2. Referências Bibliográficas ........................................................7

        

                

Reflexões da disciplina Prática de Ensino e Introdução à Docência

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio

Estamos em constante aprendizado, não tem como escapar da educação. E não há uma forma única, nem um único método de educação, ou seja, onde há vontade de aprender e ensinar há o de educar. Quando os índios negaram de enviar alguns de sua tribo para aprender eles não quiseram ser mal educados, porém a educação que se aprende com o homem branco não se aplica em sua tribo, são ambientes e culturas diferentes, porém eles acreditam que o homem branco tem muito que aprender com eles, que os ensinamentos dos índios podem ser aplicados na cidade.

Existem diversas culturas pelo mundo e devemos respeita-las, mesmo que seja estranho ou diferente para nós. O Brasil tem uma enorme diversidade cultural, como vestimentas, culinária, sotaques, clima, religião, entre outras. Dentre todas não existem uma maneira certa ou errada, tem que ser respeitada cada cultura e maneira como essa cultura é passada e aprendida por sua população.

Com o passar dos anos praticamente tudo mudou, mas o método de educação continua o mesmo, isso tem que ser reavaliado, vivemos em uma geração que sofreu uma enorme mudança, principalmente tecnológica, não cabe mais um modelo engessado de ensino, tem que ter professores com uma visão mais ampla e que estimule seus alunos a explorarem mais de sua criatividade e habilidades.

1.2 O fax do Nirso

Existe uma linha muito tênue, entre educação e talento, nesse texto notasse a habilidade de Nirso em negociar suas vendas, porem ele não teve uma boa educação escolar. No mercado competitivo em que vivemos hoje tem que ter uma junção de um bom currículo escolar e diversas outras habilidades, como saber trabalhar em equipe, ser criativo, proativo, dedicado as tarefas, responsável e estar numa constante busca em aprender.

O compromisso das escolas e universidades devem ir além da simples necessidade de repassar conteúdos acumulados no decorrer da história, mais formar cidadãos e bons profissionais, capazes de competirem no mercado de trabalho e de fazer diferença na sociedade.

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Não devemos impor aos alunos apenas nosso ponto de vista do que lemos ou aprendemos, temos que instiga-los a pensar e a questionar, buscando o conhecimento de outras fontes, e com isso formarem suas opiniões de determinado assunto.  O professor teve aceitar os diferentes pontos de vista, aproveitando esse ponto e abrindo espaços para se ter um bom diálogo entre os alunos, tornando-os críticos e participativos no contexto educacional.

Alunos participativos e criativos irão para a sociedade e para o mercado de trabalho e saberão contribuir de forma positiva.

1.4 Uma pescaria inesquecível

A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Os primeiros ensinamentos sobre ética devem ser aprendidos em casa, mas a escola tem o papel de ajudar a reforçar esse ensinamento. Não está inclusa na grade curricular das maiorias das escolas públicas de educação básica do Brasil, porque MEC acredita que a mesma já está inserida indiretamente em outras disciplinas.

É muito comum ouvirmos que o mundo é dos espertos, que no Brasil quem não é “esperto” não consegue nada e que se agir com ética é uma pessoa boba, por isso a família tem um papel crucial nos primeiros anos de vida de um cidadão, quando é mostrado valores e ética dentro de casa o aluno não se corrompe no ambiente escolar ou na sociedade em que é inserido.

No texto o pai passou valores éticos ao seu filho, que mesmo depois de adulto e formado não esqueceu, mostrando que a boa educação é para vida toda.

1.5 A folha amassada

        Como futuro educadores não devemos nos preocupar somente em passar o conteúdo que estão em livros ou apostilas, lidar com alunos vai muito além disso, devemos nos preparar em vários aspectos didáticos e emocionais. Cada indivíduo tem uma história e uma necessidade diferente, o professor precisa prever como cada pessoa reagirá diante do que vai apresentar. Dessa forma, ele garante um preparo mínimo para resolver possíveis problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (407.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com