TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA FORÇA: DINÂMICA, ESTÁTICA E EXPLOSIVA

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.761 Palavras (20 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE–CAMPUS III

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: MEDIDAS E AVALIAÇÃO

DOCENTE: DR. DIVALDO MARTINS DE SOUZA

Amanda Maria da Silva Franco

Barbara de Souza Mendonça

Maria Luiza Rodrigues Aguiar

Pedro Fauzy de Farias Marcelino Monteiro

AVALIAÇÃO DA FORÇA: DINÂMICA, ESTÁTICA E EXPLOSIVA

BELÉM – PA

 2021

Universidade do Estado do Pará

Curso de Licenciatura plena em Educação Física

Disciplina: Medidas e avaliação

Docente: Dr. Divaldo Martins de Souza.

Turma: A

Discente: Amanda Maria da Silva Franco

Barbara de Souza Mendonça

Maria Luiza Rodrigues Aguiar

                                 Pedro Fauzy de Farias Marcelino Monteiro

    Belém, 30 de Abril de 2021.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de medidas e avaliação, como requisito parcial à aprovação, no sexto semestre de 2021, do Curso de Licenciatura em plena em Educação Física – CEDF/UEPA.

Belém – PA

 2021

Sumário

  1. Introdução x
  2. Forçax
  3. Aptidão física x
  4. Mensuração da força x
  5. Força dinâmica x

5.1 Métodos de atividades da força dinâmica x

5.2 Fase concêntrica (Teste 1 RM – Cadeira extensora) x

5.3 Fase excêntrica (Protocolo Dano Muscular) x

  1. Força estática

6.1 Métodos de avaliação da força estática x

  1. Força explosiva x
  2. Considerações finais x
  3. Referências bibliográficasx

1. Introdução

O presente trabalho aborda a avaliação da força, mais concretamente sobre a força dinâmica, estática e explosiva. A força é um componente físico essencial para o viver humano, pois através dela é possível realizar as atividades cotidianas. Manter bons níveis de força colabora para a saúde musculoesquelética e contribui para uma vida mais saudável e longínqua.  

A priori, haverá uma descrição da força na concepção física e o referencial teórico sobre o tema em questão. Em seguida, decorrerá uma exposição sobre os aspectos gerais de aptidão física, importância da mensuração da força e o referencial teórico da força dinâmica, estática e explosiva e os instrumentos de mensuração das referidas forças, seguido de seus referidos protocolos de avaliação.

A mensuração da força faz parte da avaliação física, um procedimento essencial no oficio de profissionais de Educação Física que trabalham, principalmente, com indivíduos praticantes de exercícios físicos e esportes. A partir desse método, é possível obter diferentes informações que auxiliarão o profissional a interferir beneficamente na vida dos indivíduos.

Diante disso, o trabalho se justifica pelo interesse em sintetizar os conceitos e os principais protocolos aplicados aos diferentes tipos de força (dinâmica, estática e explosiva), no intuito de reunir informações claras e objetivas a cerca da temática.

A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os conceitos de força dinâmica, estática e explosiva, e apresentar os seus diferentes protocolos de avaliação.

Para a realização do trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica feita no Google Acadêmico, onde foram consultadas diversas fontes no intuito de consultar obras responsáveis e atualizadas. Os dados serão coletados por meio de em livros, revistas especializadas, monografias e outros artigos científicos, a partir dos quais foram buscadas informações e respostas a cerca do tema tratado. Como critério de inclusão, utilizou-se materiais publicados a partir do 2000 e que tivessem relação com a temática.

Conforme esclarece Boccato (2006, p. 266), a pesquisa bibliográfica visa a solução de um problema ou hipótese por meio do levantamento teórico já publicado, visando a discussão de diversos atributos científicos. Essa pesquisa dará subsídios da literatura cientifica sobre o tema que está sendo pesquisado.

2. Força

Segundo a perspectiva da física, a força é um agente dinâmico capaz de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo, criando aceleração ou deformidade, sendo possível ser calculada através da massa e aceleração.  A força é uma valência motora focada em diferentes metodologias de treino e organizada para diferentes propósitos, como avaliação desportiva e promoção de saúde.

Dessa forma, ela torna-se imprescindível para a vida humana, pois através desta, o ser humano supera resistências externas e consegue exercer ações motrizes. Segundo Kraemer e Hakkinen (2004), a força muscular caracteriza-se pela tensão que o músculo promove em um modelo particular, com velocidade específica.

Segundo ROSA E FARTO (2007), a força também pode ser definida de três formas de vista: mecânico, quando a força é responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo, fisiológico, quando a força é capaz de realizar tensão possuída pelo músculo ao ser ativado, e do esporte, quando a força é a manifestação externa que se faz da tensão interna, gerada no músculo ou grupo muscular em determinado período e velocidade.

A manifestação da força ocorre de acordo com a exigência física exigida, dependendo da tensão, velocidade, tipo de ativação ou contração produzida e composição do músculo. A força máxima corresponde ao maior valor de força produzido em uma contração voluntária isométrica (ANDERSEN; AAGAARD, 2006). Se a força produzida exceder a resistência, gera movimento e tem-se a força máxima dinâmica. Se a forma máxima não gerar movimento das articulações, considera-se força máxima isométrica (WEINECK, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (112.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com