TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alterações Fisiológicas Em Pessoas Obesas

Artigos Científicos: Alterações Fisiológicas Em Pessoas Obesas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Turkki & Rynbergen (1988) obesidade é o estado corporal caracterizado pelo depósito generalizado e excessivo de gordura no tecido adiposo.

Os sinais de doença podem apresentar uma relação directa com o aumento de peso e a distribuição de gordura, condicionando alterações do biótipo e da imagem corporal.

A obesidade provoca desconforto físico e limita a função e o grau de actividade. Pode, em consequência disso, originar discriminação e um compromisso significativo da vida social e de relação. Não espanta, por isso, que esta condição afecte a auto-estima e a saúde mental do obeso, condicionando vergonha, depressão, isolamento social e uma franca diminuição da qualidade de vida.

A obesidade aumenta o risco de “apneia do sono”, uma perturbação grave que pode ainda manifestar-se pelo facto de o obeso ressonar com maior frequência e se apresentar cansado e sonolento durante o dia; o excesso de peso agrava as doenças dos ossos e das articulações, aumentando a dor e a limitação funcional; a pele quente e húmida aumenta a fragilidade cutânea e o risco de infecções; o obeso tem uma capacidade funcional muito limitada, manifestada na dificuldade respiratória que apresenta sempre que realiza um esforço, por pequeno que seja.

A obesidade aumenta a probabilidade de morte prematura e de doença cardiovascular.

A acumulação de gordura intra-abdominal apresenta neste contexto maior risco, sobretudo quando associada a uma combinação de outros factores, que podem incluir: resistência à insulina e diabetes mellitus; hipertensão arterial; hipertrigliceridemia; níveis baixos de colesterol HDL e hipertensão. Fala-se, neste caso, da denominada “síndrome metabólica”.

A obesidade pode ainda agravar doenças crónicas, constituir risco específico de complicações perioperatórias e aumentar a susceptibilidade a infecções.

Aumenta ainda o risco de gota, de doença hepática e das vias biliares e de um número significativo de cancros.

Pode condicionar problemas ginecológicos importantes e infertilidade.

De acordo com Damiani (2000) para cada descoberta de algum fator envolvido na obesidade, alardeia-se a solução final do problema e isto tem mobilizado uma verdadeira multidão de pacientes obesos que saem à procura da “solução mágica” para os seus problemas.

A obesidade tem vários efeitos sobre a fisiologia da pele, incluindo efeitos sobre a função de barreira, as glândulas sebáceas, os pelos, as glândulas sudoríparas, os linfáticos, a estrutura e a função do colágeno, a cicatrização, a gordura subcutânea e a microcirculação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com