TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações dos Métodos de Fotoluminescência

Por:   •  28/5/2018  •  Seminário  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicações dos métodos de fotoluminescência

Os métodos de fluorescência e de fosforescência apresentam limites de detecção menores que os obtidos nas medidas espectrofotométricas de absorção, estando entre as técnicas analíticas mais sensíveis existentes.

A fotoluminescência emitida por um determinado sistema pode fornecer informações valiosas sobre a presença e a concentração de uma determinada substancia ou molécula em solução, por exemplo. Além disso, a fluorescência de um determinado fluoróforo pode ser utilizada como sonda para investigação de Ph, força iônica e interações entre moléculas de interesse biológico etc.Assim, a espectroscopia de absorção e de fluorescência constitui uma ferramenta muito importante para diversas áreas do conhecimento, destacando-se principalmente nas áreas da química, física, biologia, farmácia e bioquímica.

Os métodos fluorimétricos geralmente apresentam limites de detecção melhores do que os procedimentos espectrofotométricos, por outro lado a precisão e exatidão dos métodos de fotoluminescência são geralmente 2 a 5 vezes piores que as dos métodos espectrofotométricos.

A precisão dos métodos fotoluminescentes é frequentemente limitada pelo ruído flicker da fonte e pela deriva. A exatidão é limitada pelas partículas presentes na amostra, as quais causam fluorescência e espalhamento adicional ou suprimem a fluorescência do analito.

A contaminação por reagentes, vidraria e outros interferentes é mais significativa para métodos luminescentes.

 DETERMINAÇÃO FLUORIMÉTRICA DE ESPÉCIES INORGÂNICAS

Os métodos fluorimétricos inorgânicos são de dois tipos. Os métodos diretos envolvem a formação de um quelato fluorescente e a medida de sua emissão. Um segundo grupo de métodos baseia-se no decréscimo da emissão de fluorescência devido a ação de supressão da substancia que está sendo determinada. Esta última técnica tem sido bastante utilizada para a determinação de ânions.

MÉTODOS PARA ESPÉCIES ORGÂNICAS E BIOQUÍMICAS

O numero de aplicações dos métodos fluorimetricos para a química orgânica é impressionante com cerca de 200 compostos diversos como adenina, gases narin, tabun (os quais atuam no SN), proteínas, ácido salicílico, varfarina( anti-coagulante). Muitos agentes medicinais são incluídos, como a morfina, penicilina, adrenalina, etc.

Sem dúvidas a aplicação mais importante da fluorimetria é na análise de produtos alimentícios, farmacêuticos, amostras clinicas e produtos naturais. A sensibilidade e a seletividade dos métodos torna-o uma ferramenta útil para essas áreas. Numerosos compostos fisiologicamente importantes fluorescem.

MÉTODOS FOSFORIMÉTRICOS

A fosforimetria é usada para determinar diversas espécies orgânicas e bioquímicas incluindo substancias como ácidos nucleicos, aminoácidos, pirina e pirimidina, enzimas etc. Entretanto o método não encontrou uma ampla aplicação como a fluorimetria, devido a necessidade de baixas temperaturas e baixa pressão, pois para a fosforecência ser eficiente é necessário um rápido cruzamento intersistema excitado e isto ocorre nestas condições.

Na maioria dos experimentos a temperatura ambiente, átomos pesados como TI, Pb,Ag e íon haletos são usados para promover o cruzamento intersistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com