TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doenças no Alface

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

WILLIAN MORAIS SILVA

DOENÇAS NO CULTIVO DE ALFACE (Lactuca sativa) SOB A ADUBAÇÃO COM CAMA DE FRANGO

CAMPO NOVO DO PARECIS

2017

WILLIAN MORAIS SILVA

DOENÇAS NO CULTIVO DE ALFACE (Lactuca sativa) SOB A ADUBAÇÃO COM CAMA DE FRANGO

Projeto apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, com exigência para aprovação na matéria de metodologia do 2º semestre do curso de bacharelado em agronomia, sob a orientação

ORIENTADORA: PROFA DOUTORA ANDREIA VIEIRA

CAMPO NOVO DO PARECIS

2017

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência e severidade de doenças no cultivo da alface (Angelina) em função da adubação com cama de frango. Para isso serão feitos canteiros, que serão dispostos em blocos casualizados, onde serão utilizados quatro tratamentos, sendo eles; inteiramente com esterco bovino, outro inteiramente NPK (4-16-8), inteiramente com cama de frango e um com 50% cama de frango e 50% NPK (4-16-8). O esterco bovino e a cama de frango serão incorporados ao solo e o NPK (4-16-8) aplicado a lanço. Não serão utilizados produtos químicos (fungicidas) para o controle das doenças. Os mesmos serão avaliados 3 vezes por semana. Espera-se que dentre os métodos de adubação o com cama de frango seja menos severa a presença de doenças em comparativos com os outros.

Palavras Chaves: Ocorrência, severidade, tratamento e produto químico.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        5

        2.1 OBJETIVO GERAL        5

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 REVISÃO BIBLIOGRAFICA        6

4  METODOLOGIA        9

5 RESULTADOS ESPERADOS        10

6 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        11

7 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        12

8 PLANILHADE CUSTO        13


  1. INTRODUÇÃO

A alface é a hortaliça mais consumida no Brasil (OLIVEIRA, 2005), possui uma fácil adaptabilidade, sua produção se alonga pelo ano inteiro. (MEDEIROS et aI., 2007). Existe várias cultivares desta hortaliça, onde as mais consumidas são: as crespas, lisas e repolhuda crespa, mais conhecida como a alface americana. (EMBAPRA, 2009).

Esta hortaliça se caracteriza por uma boa adaptabilidade, com um melhor desenvolvimento em climas amenos, principalmente em seu período de crescimento vegetativo, ao ter contato com uma elevação de temperatura, resulta em um aceleramento em seu ciclo. (EMBRAPA, 2009).

Como a alface é uma cultura de ciclo curto, resíduos dos produtos químicos podem ser encontrados também no produto comercial, acarretando riscos para a alimentação humana, afetando também a biótica do solo. (DIAS et aI., 2003; DUTRA, 2003). Para que haja uma menor incidência de doenças e respectivamente uma menor utilização de produtos químicos.

É reconhecida a importância de adubação orgânica em hortaliças, essa adubação pode ser tanto com esterco de origem animal (bovino, caprino, cama de frango), torta de mamona, entre outras. Porém não há estudo relacionado com a incidência de doenças que a adubação com esterco bovino e cama de frango que são os estercos de origem animal mais utilizados, ocasionam na alface. No entanto há estudos que mostra que a cama de frango, comparada com o esterco bovino ele possui menos impurezas.

  1. OBJETIVOS

        

2.1 OBJETIVO GERAL

Avaliar a incidência de doenças no cultivo de alface sob a adubação com cama de frango.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar quais as doenças que ocorrem no cultivo de alface sob a adubação com cama de frango;

 Verificar se adubação com cama de frango aumenta a severidade de doenças no cultivo da alface.

  1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

A alface (Lactuca sativa L., cichoraceae) é a hortaliça folhosa mais consumida no País e no mundo. (SANTOS et al., 2001). Os hábitos alimentares da população evidenciam essa condição que é favorecida pela fácil aquisição do produto (AGRIANUAL, 1998), pelo seu sabor, pela qualidade nutritiva e por ser uma hortaliça de baixo custo (COMETTI et al., 2004). Apresenta elevado teor de pró-vitamina A nas folhas verdes, alcançando até 4.000 UI.100 g-1. (FILGUEIRA, 2003). É rica em sais de cálcio e de ferro e apresenta quantidades razoáveis das vitaminas B1, B2, B6, C e a pró-vitamina A. Possui baixo valor calórico, sendo aconselhável nas dietas por ser de fácil digestão. (KATAYAMA, 1993).

No cultivo da alface as doenças são causadas tanto por fungo, quanto por vírus, bactérias e fatores abióticos, dentre as doenças algumas aparecem com maior frequência. Septoriose - (Septoria lactucae) é uma doença que se desenvolve melhor em temperatura e umidade elevadas. Os primeiros sintomas são observados nas folhas baixeiras, onde as lesões produzem grande quantidade de esporos que consequentemente infectam as folhas mais novas. Estas lesões, apresentam coloração marrom-clara, de bordas pouco definidas e podem causar lesões maiores que destroem a folha.

Mildio – (Bremia lactucae) é considerada uma das principais doenças na cultura da alface, acontece principalmente em áreas onde a temperatura é baixa ou quando as folhas são irrigadas com frequência, permanecendo úmidas constantemente. As plantas apresentam manchas verde-claras ou amareladas, de tamanho variado e são delimitadas pelas nervuras. Na parte inferior da folha é mais fácil perceber a incidência do fungo e quando o ataque é muito severo, podemos observar descoloração nos tecidos internos do caule.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (258.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com