TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doenças virais, ou viroses, são doenças causadas por algum tipo de vírus

Por:   •  29/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

As doenças virais, ou viroses, são doenças causadas por algum tipo de vírus. Para entender sobre essas doenças, é preciso entender alguns termos relacionados a elas, tais como, agente etiológico, vetor, hospedeiro, sintomas e transmissão.

Agente etiológico é aquele que causa a doença, ou seja, é o agente causador. O agente etiológico é utilizado na parasitologia (especialidade da biologia que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles) para indicar o organismo causador da doença. Existem diversos tipos de agentes etiológicos, tais como, bactérias, protozoários e vírus.

O vetor é aquele que porta o agente etiológico, ou seja, o vetor é responsável por transportar o ser vivo que irá desencadear uma enfermidade. Existem dois tipos de vetores: biológicos e mecânicos. O vetor mecânico é apenas um veiculo de transporte para o agente etiológico. Já o vetor biológico, é utilizado tanto para transportar o agente etiológico como também, é utilizado para o seu desenvolvimento e sua multiplicação.

Hospedeiro é um organismo que tem a função de abrigar ou carregar outro organismo, seja ele, no seu interior ou sobre si. Existem dois tipos principais de hospedeiros: definitivo e intermediário. No hospedeiro definitivo, o parasita se encontra na fase adulta e realiza reprodução sexuada. Já no hospedeiro intermediário o parasita se encontra na fase larval e faz reprodução assexuada. Como exemplo de hospedeiro definitivo, podemos citar o homem, e um exemplo de hospedeiro intermediário é o caramujo (hospedeiro intermediário da esquistossomose). Se em determinado ciclo de uma doença encontrar-se um hospedeiro definitivo e um hospedeiro intermediário, o ciclo é classificado como heteroxênico. Se o ciclo de uma doença apresenta apenas um hospedeiro, o ciclo é classificado como monoxênico.

Para entender os sintomas e a transmissão de algumas doenças virais, é preciso estudar cada doença. Como exemplo de doenças virais tem-se a herpes, o sarampo, a varíola e HIV.

Existem diversos tipos de herpes, os mais comuns são: herpes simples, herpes labial e herpes genital. O herpes é uma doença viral bem comum na população, e se caracteriza pelo surgimento de bolhas em algumas partes do corpo. Seu agente etiológico é o vírus herpes simples (HSV), que pode ser do tipo 1 ou do tipo 2. O herpes não possui nenhum vetor. Seu hospedeiro é definitivo, ou seja, o homem. A transmissão do herpes se da pelo contato entre pessoas como, por exemplo, um beijo, onde há contato com a saliva e também através de um espirro. Os sintomas podem variar de acordo com o tipo do herpes, os mais comuns são: febre, mal estar, perda do apetite, dor de garganta e aumento dos linfonodos do pescoço. O herpes não tem cura, mas é importante salientar que se o tratamento inicial for feito nas primeiras 72 horas com antivirais em comprimido, pode haver redução significativa dos sintomas.

Sarampo é uma doença viral, transmissível, contagiosa e muito comum em crianças. Seu agente etiológico é o vírus do sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. Assim como o herpes, sarampo não tem um vetor e seu hospedeiro também é definitivo. A transmissão do sarampo pode ser feita através de um espirro, tosse, secreções das vias respiratórias e até mesmo durante uma fala com outra pessoa. Os sintomas dessa doença podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com