TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mucosas do Intestino Durante a Doença Celíaca

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

2.6. Explique o quê ocorre com as mucosas do intestino durante a Doença Celíaca, a Enterite e a Colite.

Doença Celíaca: Desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com conseqüente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. O glúten é uma proteína que está presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

Enterite: Irritação intensa da mucosa do colo resultando na secreção de grande quantidade de muco, água e eletrólitos. A diarreia protege o corpo diluindo e eliminando o irritante, mas sem terapia de reposição pode resultar em choque circulatório e até morte.                                                                                                                                               Colite pseudomembranosa: Pode ser causada por antibiótico terapia prolongada, onde uma bactéria específica ganha espaço e provocam acúmulo de fluido no intestino delgado, descamação epitelial e formação de membranas com muco. Também necessita de terapia de reposição de fluidos.

3. Glândulas Anexas

3.1. Explique a importância das substâncias produzidas pelos três pares de glândulas salivares.

Elas possuem a importante função de liberar um saliva. Esta é formada por 99,5% de água e 0,5% de solutos.

 A saliva possui uma importante função de atuar na dissolução dos alimentos, possibilitando que estes possam ser   degustados. A saliva também dá início ao processo de digestão dos alimentos.

 Uma das enzimas presentes na saliva é a amilase salivar, que é responsável por começar o processo de digestão dos carboidratos na boca.

 Outra enzima, também muito importante, presente na saliva é a lisozima. Esta enzima atua no combate às bactérias presentes na boca, protegendo-a contra infecções. A lisozima também é importante para evitar a formação e desenvolvimento de cáries nos dentes.

 A saliva ainda apresenta outras funções importantes como, por exemplo, possibilitar a umidificação dos lábios e da língua enquanto o indivíduo fala.

 

3.2. Diferencie as secreções do pâncreas endócrino e exócrino, bem como as diferenças entre as células secretoras nos dois casos.

O pâncreas endócrino sintetiza importantes hormônios que regulam os níveis de glicose no sangue, como glucagon, insulina e somatostatina. Possui agregados esféricos de células (ilhotas de Langerhans) dispersos entre ácinos serosos. Células constituintes:

 Células beta: Insulina, que diminui os níveis de glicose no sangue.

Células alfa: Glucagon, que aumenta os níveis de glicose no sangue.

Células delta: Somatostatina (inibe liberação de hormônios e reduz contrações do trato alimentar) e Peptídeo Intestinal Vasoativo (induz glicogenólise).

Células PP: Inibe secreções pancreáticas exócrinas.

Células G: Estimula a produção de ácido clorídrico no estômago

 O pâncreas exócrino secreta suco pancreático, que contém enzimas digestivas. Produzem, armazenam e liberam muitas enzimas: amilase, lipase, ribonuclease, desoxirribonuclease, e uma série de proenzimas. As células centroacinosas e ductos intercalares produzem líquido alcalino rico em bicarbonato, que neutraliza o quimo ácido que chega ao duodeno, liberado pelo hormônio secretina (produzido por células do intestino delgado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com