TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Qualidades das Águas

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade das águas

A qualidade das águas disponíveis para os diferentes usos pelo homens depende do uso e da ocupação dos solos em torno dos mananciais e de toda a bacia hidrográfica das quais esses mananciais fazem parte.

Um manancial ou fonte de abastecimento de água pode ser, por ex: um lago, uma nascente ou um dos mananciais é de grande importância para o bem-estar de uma comunidade, tanto por ser água um recurso fundamental para todas as formas de vida, como pela condição de recurso natural, até certo ponto limitado uma vez que a exploração de novas fontes de suprimento são restritas e extremamente caras.

O homem pode comprometer a qualidade das águas de diferentes maneiras:

1º Em relação ao grau de ocupação do solo da bacia:

A construção de casa, prédios ou indústrias em uma dada bacia pode provocar a contaminação de sua águas de diversas maneiras. A principal e mais comum delas é jogando esgoto diretamente em córregos ou rios. Embora ilegal e perigoso a saúde é uma prática corriqueira. Outra possibilidade de contaminação é através da construção de fossas próximas a corpos d´água. A permeabilidade do solo permite a contaminação ao longo dos anos. Resíduos sólidos ou lixo acumulado em áreas urbanas podem ser carregados para os rios, lagos e represas pelas águas das chuvas. As águas das chuvas também podem carregar partículas de fezes de animais dos telhados para dentro dos mananciais.

2º A prática de atividades poluidoras na área da bacia:

A instalação de indústrias ou atividades como a mineração também podem colocar em risco a qualidade das águas de um manancial.

Substâncias químicas nocivas podem ser geradas e atingirem diretamente os corpos d´água. Ou produtos químicos podem se depositar no solo e com o tempo e as chuvas alcançarem os mananciais pondo em risco a saúde da população que se abastece dessa água.

3º Pela aplicação de defensivos agrícolas:

Em atividades agropecuárias localizadas na bacia, o uso de biocidas e fertilizantes acabam chegando diretamente ou indiretamente ao manancial comprometendo a qualidade das águas.

4º Pela criação de animais:

A concentração de animais em áreas de bacia hidrográfica acarreta acúmulo de esterco que pode ser carregado pela chuva para os mananciais comprometendo a qualidade da água, aumentando teores de nitrogênio e fósforo e o risco de coliformes fecais.

Muitas indústrias e até mesmo pelas casas são jogados os poluentes em rios,ou no sistema de esgoto que neles deságua; outros atingem a rede de irrigação e de canais e depois os rios( a agricultura moderna usa muitas substâncias químicas, dos fertilizantes aos inseticidas);ou, ainda atravessam o terreno e atingem os lençóis profundos, dos quais obtemos a água potável, em cuja água são encontrados vários tóxicos, do cromo á trielina.E mais ainda, os poluentes podem atingir as reservas hídricas através da chuva ou da neve impura; há verificações indicando que muitos rios estão poluídos nas proximidades de suas nascentes.

Eutrofização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com