TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendências Pedagogicas

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CORINA UZAE DOS SANTOS

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Remanso

2015

CORINA UZAE DOS SANTOS

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Trabalho apresentado ao Curso licenciaturas em Ciências Biológicas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do trabalho pedagógico.

Professores. Mari Clair Moro Nascimento, Adriana de Araújo, Carla Mancebo Esteves, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa

Remanso

2015

APRESENTAÇÃO

Este trabalho é parte das atividades da disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico, componente curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Paraná; texto produzido sobre o livro de José Carlos Libâneo: Democratização da Escola Pública, onde o autor propõe uma reflexão sobre as tendências pedagógicas do docente no processo de ensino aprendizagem; objetivando a melhoria da qualidade do ensino escolar na Educação.

INTRODUÇÃO

O presente estudo trata das tendências pedagógicas que norteiam a prática educativa dos professores com o objetivo de analisá-las com base nos elementos que constituem a atividade docente. Revelou-se uma transição de abordagens liberais para progressistas entre os docentes, acarretando um conflito entre metodologias e estratégias de ensino. Embora haja uma aproximação das tendências, ainda não se tem uma conformidade na prática pedagógica. Deste modo, o presente estudo contribui para ampliar o debate que envolve a temática, possibilitando melhor embasamento teórico para a discussão das questões referentes ao ensino escolar brasileiro.

Cogita-se, com frequência sobre as tendências pedagógicas, teorias de grande relevância para a Educação, pois, contribuem para a condução de um trabalho pedagógico mais consciente. O conhecimento dessas tendências por parte dos educadores é essencial; uma vez que, possibilitam ao educador, um aprofundamento maior sobre os pressupostos e variáveis do processo ensino aprendizagem; guiando a sua prática pedagógica por meio de suas ideias pessoais, profissionais, políticas e sociais, favorecendo para a produção de uma prática docente organizada, significativa, e especialmente interessante para os educandos. Assim, a escola deve analisar o ritmo, o perfil de cada educando para um melhor aprendizado.

Para tanto, não se pode aceitar qualquer tipo de educação. A educação não pode ser vista como algo isolado e distante da vivência dos estudantes, um empenho chato e sem serventia. Disse bem o educador Rubem Alves: "Aprender tem que ser como saborear uma comida gostosa e não ter que engolir uma comida deteriorada".

As tendências pedagógicas foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade vigente de cada período histórico e consequentemente variados pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem; seu conhecimento se reveste de especial relevância para o educador que almeja construir sua prática educacional.

Em harmonia com estas leituras filosóficas sobre as relações entre educação e sociedade, Libâneo (1989), ao realizar uma abordagem das tendências pedagógicas, estrutura as diferentes pedagogias em dois grupos:

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar as pessoas para exercerem papéis sociais, fundamentados nas aptidões individuais. Dessa maneira, a pessoa deve adequar-se aos valores e regras da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são levadas em conta, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais.

Existem quatro tendências pedagógicas liberais:

Tradicional: tem como meta a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos estudantes, sendo impostos como verdade absoluta em que unicamente o professor tem razão. Sua metodologia é embasada na memorização, o que favorece para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.

Renovada: a educação escolar assume a função de levar o estudante a aprender e construir conhecimento, levando em conta as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adaptar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do estudante. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor deixa de ser um simples expositor e assume o papel de construir situações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construída por meio de planejamentos e testes. O professor passa a respeitar e a levar em conta as necessidades individuais dos estudantes.

Renovada não-diretiva: existe uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do estudante, com o autoconhecimento e com a realização individual. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo de encontro aos interesses e motivação do estudante. São inseridas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a relevância dos trabalhos em grupos. Aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com