TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social de Sociedade Ciência e Tecnologia

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

Carlos Eduardo da Silva

Responsabilidade social

 

Rio Real

2020

Carlos Eduardo da Silva

Ética, meio ambiente e atuação profissional

 

     

Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota da disciplina (Sociedade, ciência e tecnologia) do Curso Superior de Tecnologia em Processos gerenciais.

Rio Real

2020

A ética e a responsabilidade ambiental e social, séculos atrás, era vista como boas ações ou atos de caridade de organizações ou de pessoas com melhores condições financeiras, que visualizavam o papel da atividade econômica apenas com o objetivo do lucro e do ganho financeiro. Porém, com o passar do tempo, os resultados das atividades econômicas foram sendo observados e notamos como este pode afetar tanto a sociedade quanto o meio ambiente em que estamos inseridos. Depois de diversas tensões sociais e conflitos, o campo de estudo de ética foi ganhando espaço e diversos estudos foram realizados acerca do tema. A ética como disciplina estuda a cultura e os valores que determinam o comportamento e como este influenciam nas tomadas de decisões em um determinado contexto e sociedade. Atualmente as empresas entendem que a ética é imprescindível e importantíssimo para as organizações, financeiras ou não, não somente como um produto de marketing, visando a valorização da marca ou a imagem da empresa diante da sociedade e dos consumidores, mas como uma questão de sobrevivência de suas atividades econômicas. Graças a evolução tecnológica, da ética e da sociedade em si, hoje em dia, a ética não é apenas uma escolha, ela passou a ser uma exigência nos processos organizacionais, sendo vista como fator intrínseco para a competitividade e até mesmo de existência.

Com a evolução tecnológica e cientifica adquirimos a capacidade produzir em larga escala e com isto produzir produtos de qualidade no menor tempo possível, porém, o que parecia ser bom acabou saindo pela culatra, e ai entraremos na discussão sobre ética e capitalismo, que o tempo todo fornece e cria novas tendências sempre com o objetivo de vender mais e mais, ou seja, a produção nunca pode parar. O tempo todo somos aliciados com ofertas, novos produtos mais sofisticados, o mercado tornou se mais rápido e competitivo devido a nossa velocidade de mudança nas tendências e padrões, ano a ano, surgem novos produtos que influenciam a sociedade a tê-los sob pena de estarmos fora da moda ou desatualizados se caso não comprarmos. Para contextualizar minha tese cito aqui um trecho do filme onde o personagem critica as estratégias de marketing das empresas e o consumismo compulsório: “A propagada nos põe para correr atrás de carros e roupas. Trabalhar em empregos que odiamos para comprar o que não precisamos.” CLUBE de Luta. Direção de David fincher. Estados unidos,1999. Como sabemos, os produtos atualmente são produzidos com obsolescência programada, para que troquemos e continuemos a comprar. Novas modas são lançados todo ano e somos instigados a comprar para nos enquadramos na sociedade em que estamos inseridos. Precisamos frear o lado negativo do “American way of life” que propaga a busca da felicidade obtida com os meios materiais através do consumismo. Depois da primeira guerra mundial os Estados Unidos venderam a imagem da felicidade pelo consumismo, em que comprar, gastar e ter tempo livre para atividades de lazer em família são o centro de tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com